Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27958
Título: Pré-habilitação no câncer de mama: uma revisão integrativa
Autor(es): Dantas, Bianca Ribeiro
Palavras-chave: Câncer de mama
Fisioterapia
Saúde da mulher
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres em todo o mundo e também a maior causa de morte para esse gênero. Nos últimos anos vem crescendo o número de pesquisas na área de pré-habilitação com o objetivo de desenvolver intervenções a fim de mitigar os efeitos colaterais ao tratamento para o câncer de mama. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a pré-habilitação no câncer de mama. Para tanto, foram selecionados estudos publicados em todos os anos nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, periódicos CAPES e na biblioteca virtual BVS. Apenas artigos disponíveis na íntegra e em inglês, português e espanhol foram considerados para esta revisão. Após análise do título, resumo e do texto completo, onze artigos foram incluídos na revisão. Nos estudos analisados, a maioria demonstrou algum benefício para aqueles que tiveram contato com a pré-habilitação. A atuação do fisioterapeuta deve ser implementada desde a pré-habilitação porque o indivíduo do ponto de vista fisiológico resguarda a memória muscular que será resgatada durante o tratamento e no seguimento, favorecendo a qualidade de vida deste e devolvendo o indivíduo à sociedade em condições de trabalho. Mais estudos com maior rigor metodológico são necessários para elucidar acerca dos benefícios da pré-habilitação nesta população.
Descrição: DANTAS, Bianca Ribeiro. Pré-habilitação no câncer de mama: uma revisão integrativa. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27958
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Ribeiro Dantas.pdfPDF - Bianca Ribeiro Dantas510.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito75.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.