Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27967
Título: A produção do espaço urbano de Campina Grande - PB: estudo de caso na ZEIS Jardim Europa
Autor(es): Attem, Gabriel Madureira
Palavras-chave: Espaço urbano
Desigualdades socioespaciais
Zona Especial de Interesse Social - ZEIS
Data do documento: 11-Fev-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contradições e desigualdades, a segregação e fragmentação do espaço urbano de Campina Grande – PB, a partir de um estudo de caso na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Jardim Europa. As ZEIS são um instrumento urbanístico oriundo da luta pela reforma urbana que têm como característica principal a regularização fundiária e a necessidade de obras de urbanização. O trabalho apresenta, em primeiro plano, uma análise conceitual teórico-metodológica acerca do espaço e da produção do espaço urbano pautado no materialismo histórico dialético seguido de um estudo de campo sobre o espaço em questão. O arcabouço teórico é de cunho interdisciplinar o qual norteia a análise do objeto central de estudo de caso, materializado na ZEIS Jardim Europa. Para realização da pesquisa foram realizadas visitas ao local, assim como aplicação de questionário e entrevistas. Além disso, foram feitos registros fotográficos do lugar e utilização de imagens de satélite e mapas temáticos. Dentre as abordagens do estudo, destacamos a relação cidade e campo, resultado tanto do processo histórico de formação do lugar quanto da divisão do trabalho, assim como o debate sobre as políticas públicas em relação à moradia e habitação na cidade. Buscou-se discutir as desigualdades socioespaciais e a segregação do espaço urbano da ZEIS Jardim Europa, enquanto comunidade periférica, surgida nos anos 1990, e que ainda apresenta sérias deficiências, tais como falta de saneamento básico, falta de calçamento, dentre outros problemas estruturais.
Descrição: ATTEM, G. M. A produção do espaço urbano de Campina Grande - PB: estudo de caso na ZEIS Jardim Europa. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27967
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GABRIEL..pdfGABRIEL MADUREIRA ATTEM3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo.pdfTermo de Depósito71.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.