Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27969
Título: A relação família e escola: de sua participação, compromisso, engajamento à sua corresponsabilização
Autor(es): Cabral, Alinne Barbosa
Palavras-chave: Educação
Relação família-escola
Ensino fundamental
Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 10-Nov-2021
Resumo: Este é um estudo que se preocupa com a questão da relação família e escola. Por essa razão, precisamos trazer à tona reflexões acerca da participação, do compromisso, do engajamento e da corresponsabilização da família na escola. Com base nisso, o estudo tem como objetivo geral investigar como ocorre a relação família-escola no processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pertencente à rede municipal de Queimadas - PB. Consideramos que a família é a primeira instituição ideológica da qual a criança faz parte e, por isso, não pode negligenciar a sua participação no cotidiano escolar da criança, no sentido de comprometer-se, engajar-se e sentir-se corresponsável pela educação dos seus filhos. Também consideramos que a família é a base para qualquer ser humano crescer embasado em valores, atitudes morais, afetivas e éticas para conviver na sociedade e que, quando há falta da família em qualquer etapa da vida, sempre vai haver uma necessidade. Na escola, a falta de compromisso da família com relação à vida escolar, muitas vezes, acarreta danos para a aprendizagem e, consequentemente, uma lacuna para toda vida em todas as etapas. Metodologicamente, esse estudo adota a pesquisa qualitativa, o que implica desenvolver um processo de esclarecimento recíproco entre a imagem que tem o pesquisador do objeto de pesquisa e dos conceitos que emolduram a investigação. Utilizamos, mais particularmente, a técnica da entrevista semiestruturada, considerando que essa técnica auxilia no desenvolvimento e na compreensão das relações entre atores sociais e a sua situação. Com isso, pudemos ter uma compreensão um pouco mais detalhada das crenças, atitudes, valores e motivações, em relação aos comportamentos das pessoas em contextos sociais específicos. Teoricamente, apoiamo-nos em Freire (2010), Vygostky (2007), Piaget (2007), Bourdieau (1998) e outros.
Descrição: CABRAL, A. B. Relação Família e escola: de sua participação, compromisso, engajamento, à sua corresponsabilização. 2021.43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27969
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alinne Barbosa Cabral.pdfPDF - Alinne Barbosa Cabral540.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito105.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.