Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27976
Título: | O Museu como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia: uma análise no contexto da cidade de Campina Grande/PB |
Autor(es): | Ramos, Raviny Larissa da Silva |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Museu Recurso didático |
Data do documento: | 6-Abr-2022 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema o museu como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia, partindo da abordagem do acervo e temática dos museus que a cidade dispõe. Os diferentes contextos como a história, a localização e a região, encontrados num âmbito cultural como o museu, trazem a abordagem dinâmica na preparação de um roteiro para aula que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento e o pensar crítico do alunado. Esse método no qual os alunos visitam os museus, facilita a compreensão do que antes aprendiam com base na teoria vista em livros, passando à prática do que foi abordado na sala de aula. Objetiva-se, a partir dessa pesquisa, entender como o processo formativo é importante na formação do docente e como utilizar o museu como um auxílio para as aulas de Geografia. O museu é um recurso potencialmente valioso quando se trata de cultura e meios de compreender eventos presentes e passados, atrelado aos conteúdos da Geografia. A pesquisa resultou no mapeamento dos museus disponíveis na cidade de Campina Grande/PB que contam não só a história e cultura do município, mas trazem acervo referente a região do Nordeste, e possibilita a diversos municípios utilizar dessa ferramenta pedagógica como parte da educação visual, que por sua vez apresenta relevância no processo de aprendizagem dos alunos e na construção da cidadania e cultura. Apresentando, ao final, possibilidades didático-pedagógicas de trabalho com o museu em sala de aula, levando em consideração os conteúdos geográficos e o contexto local. Observou-se, após a realização da pesquisa, o quão rico é esse universo e o quanto pode vir a contribuir positivamente para a construção do conhecimento crítico do aluno, aproximando-os de instrumentos que por vezes não fazem parte do cotidiano destes. |
Descrição: | RAMOS, R. L. S. O Museu como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia: uma análise no contexto da cidade de Campina Grande/PB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27976 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAVINY LARISSA DA SILVA RAMOS 2022.pdf | PDF - Raviny Larissa da Silva Ramos.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de déposito 2022.pdf | TERMO DE DÉPOSITO TCC - PDF | 83.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.