Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Liberato Epitacio de Sousa da-
dc.date.accessioned2022-11-15T00:00:43Z-
dc.date.available2022-11-15T00:00:43Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27978-
dc.descriptionSILVA, L. E. S. Influência do ensino remoto na aprendizagem de geografia em tempos de pandemia: reflexões na ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PB. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA finalidade dessa pesquisa é refletir sobre a influência do ensino remoto na aprendizagem de Geografia, para os estudantes da Educação básica, especialmente da 3ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa - ECIT, localizada na Cidade de Umbuzeiro – PB. Uma das questões que movem a construção dessa pesquisa é: como os estudantes se auto-avaliam em relação a sua aprendizagem nas aulas remotas, principalmente na disciplina de Geografia?As aprendizagens adquiridas pelos sujeitos da pesquisa foram satisfatórias? Diante disso, utilizamos uma metodologia participativa, além de pesquisas bibliográficas e de campo, a partir da aplicação de um questionário avaliativo, dando destaque aprendizagem nas aulas remotas referente ao ano de 2021. Os resultados verificados a partir da análise do questionário avaliativo apontaram para uma insatisfação em relação às aulas remotas totalizando 81,4%, devido às dificuldades de acesso junto aos aparelhos tecnológicos e oscilação da internet por sua localização geográfica. Os estudantes avaliaram de forma positiva as plataformas disponibilizadas para auxílio das aulas, a maioria deles sentem- se incluídos no modelo de ensino remoto. Os estudantes também avaliaram de forma positiva e satisfatória as aulas de Geografia ministradas. No tocante as outras disciplinas eles sentem dificuldade na aprendizagem, a maioria apontou esse fato para a área de ciências Exatas como: Física com 58,1%, Matemática com 18,6% e química 14%, ocupando as três primeiras posições, 83,3%. Diante disso os alunos percebem a importância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, afirmando que as tecnologias voltadas ao ensino podem trazer inúmeras possibilidades de aquisição de saberes. Portanto, a realização desse estudo possibilitou o levantamento de dados quanti- qualitativos que servirão de base para outras pesquisas, e para buscarmos melhorias pedagógicas, de ensino e aprendizagem junto ao contexto educacional remoto e pós- remoto, destacando, que mesmo diante das dificuldades relatadas pelos alunos essa foi à única possibilidade de continuação das atividades escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleInfluência do ensino remoto na aprendizagem de geografia em tempos de pandemia: reflexões na ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.pdf84.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Liberato TCC Especialização-24-07.pdf941.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.