Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Liberato Epitacio de Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-15T00:00:43Z | - |
dc.date.available | 2022-11-15T00:00:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27978 | - |
dc.description | SILVA, L. E. S. Influência do ensino remoto na aprendizagem de geografia em tempos de pandemia: reflexões na ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PB. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A finalidade dessa pesquisa é refletir sobre a influência do ensino remoto na aprendizagem de Geografia, para os estudantes da Educação básica, especialmente da 3ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa - ECIT, localizada na Cidade de Umbuzeiro – PB. Uma das questões que movem a construção dessa pesquisa é: como os estudantes se auto-avaliam em relação a sua aprendizagem nas aulas remotas, principalmente na disciplina de Geografia?As aprendizagens adquiridas pelos sujeitos da pesquisa foram satisfatórias? Diante disso, utilizamos uma metodologia participativa, além de pesquisas bibliográficas e de campo, a partir da aplicação de um questionário avaliativo, dando destaque aprendizagem nas aulas remotas referente ao ano de 2021. Os resultados verificados a partir da análise do questionário avaliativo apontaram para uma insatisfação em relação às aulas remotas totalizando 81,4%, devido às dificuldades de acesso junto aos aparelhos tecnológicos e oscilação da internet por sua localização geográfica. Os estudantes avaliaram de forma positiva as plataformas disponibilizadas para auxílio das aulas, a maioria deles sentem- se incluídos no modelo de ensino remoto. Os estudantes também avaliaram de forma positiva e satisfatória as aulas de Geografia ministradas. No tocante as outras disciplinas eles sentem dificuldade na aprendizagem, a maioria apontou esse fato para a área de ciências Exatas como: Física com 58,1%, Matemática com 18,6% e química 14%, ocupando as três primeiras posições, 83,3%. Diante disso os alunos percebem a importância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, afirmando que as tecnologias voltadas ao ensino podem trazer inúmeras possibilidades de aquisição de saberes. Portanto, a realização desse estudo possibilitou o levantamento de dados quanti- qualitativos que servirão de base para outras pesquisas, e para buscarmos melhorias pedagógicas, de ensino e aprendizagem junto ao contexto educacional remoto e pós- remoto, destacando, que mesmo diante das dificuldades relatadas pelos alunos essa foi à única possibilidade de continuação das atividades escolares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Aulas remotas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Influência do ensino remoto na aprendizagem de geografia em tempos de pandemia: reflexões na ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | 84.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Liberato TCC Especialização-24-07.pdf | 941.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.