Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Jaqueline Feliciano | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-15T00:28:32Z | - |
dc.date.available | 2022-11-15T00:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6521 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27987 | - |
dc.description | GOMES, J. F. Contribuições do Projeto Dolfer na formação de professores de língua inglesa. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 provocou, dentre outras consequências, o surgimento do ensino remoto emergencial (ERE) como forma de possibilitar a continuidade das atividades educacionais naquele contexto, sem que houvesse tempo, porém, de oferecer alguma preparação aos professores. Diante dessa realidade, sete professores dos cursos de Letras (Português, Inglês e Espanhol) da Universidade Estadual da Paraíba elaboraram o Projeto Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto (DOLFER), com o intuito de oferecer ações de formação para professores de línguas da Educação Básica das redes pública e privada no contexto de ERE. Assim, o presente estudo de caso de natureza qualitativa foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar as contribuições do Projeto DOLFER na formação inicial e continuada de professores de Língua Inglesa (LI). Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de LI participantes do Projeto ao ministrarem aulas remotas; (ii) identificar os novos saberes construídos pelos professores a partir da participação no DOLFER; e (iii) verificar quais ações do Projeto DOLFER foram mais significativas na construção dos novos saberes e práticas dos referidos professores. Como suporte teórico para a realização deste estudo, nos apoiamos, principalmente, em: Araújo (2020), Coscarelli (2020) e Rosa (2020), sobre a compreensão do termo ensino remoto; Barreto (2010), Coll e Monereo (2010) e Sousa (2013), quanto ao papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino remoto; e Rosa (2020), Silva (2010) e Liberali (2020), com relação às reflexões sobre os impactos do ensino remoto na formação docente em LI. Como instrumento de geração de dados, aplicamos um questionário on-line com oito professores de inglês, cujas respostas evidenciaram a importância do DOLFER na promoção de saberes, principalmente, quanto ao uso das TDICs em salas de aula virtuais e como um significativo espaço para troca de experiências e crescimento profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.title | Contribuições do Projeto Dolfer na formação de professores de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Jaqueline Feliciano Gomes.pdf | PDF- Jaqueline Feliciano Gomes | 746.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de depósito | 110.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.