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dc.contributor.authorBezerra, Amanda Colaço-
dc.date.accessioned2022-11-15T19:24:04Z-
dc.date.available2022-11-15T19:24:04Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.issnCDD 372.19-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28002-
dc.descriptionBEZERRA, A. C. A (auto)rreflexão de residentes sobre a experiência no programa residência pedagógica: uma análise a partir dos relatórios. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCrescem cada vez mais os estudos baseados na formação de professores e na identidade docente, sobretudo nos que contemplam a Linguística Aplicada, em que são ressaltados, dentre outros aspectos, as vozes do sul e o processo de decolonialidade, que precisam ser instaurados nas universidades ocidentais (KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006). Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo geral: analisar, a partir dos relatórios finais dos residentes, participantes da Residência Pedagógica (cota 2018-2020), da cidade de Alagoa Nova, a construção da identidade profissional deles; e, de forma específica, investigar os saberes docentes apresentados em seus discursos e a contribuição deles para sua formação inicial; e comparar as autorreflexões entre os residentes e diagnosticar as marcas de sua identidade profissional iniciante, após concluir a experiência do programa. Para fundamentar essa pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (GODOY, 1995), explorou-se, como contribuição teórica, a identidade e os primeiros anos de atuação docentes (ANDRÉ, 1999; DINIZ-PEREIRA, 2011; DUBAR, 1997; FARIA; SOUZA, 2011; PIMENTA, 1999; 2004), os saberes docentes (PIMENTA, 1999; TARDIF, 2010) e o Programa da Residência Pedagógica (CAPES, 2018; FARIA; PEREIRA, 2019; GIGLIO; LUGLI, 2013; MARTINS, 2012; PACCA; HORII, 2012; PANIZZOLO, 2012; SILVESTRE; VALENTE, 2014). A análise do corpus revelou que, nas suas autorreflexões, os residentes abordaram: mais posicionamentos adquiridos através da experiência, e, apesar de menos recorrentes, também mencionaram os saberes adquiridos ao longo de suas trajetórias de formação, incluindo os de programas realizados e desenvolvidos na escola-campo e na Instituição de Ensino Superior. Em decorrência disso, o Programa de Residência Pedagógica, em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Educação (MEC), pode proporcionar aos residentes momentos bastante significativos, que contribuíram não só para a prática em sala de aula, como também na constante construção das suas identidades profissionais docentes, promovendo o crescimento de professores que refletem sobre a sua própria prática, valorizando a experiência e a reflexão na experiência sobre as ações docentes desenvolvidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant’anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.titleA (auto)rreflexão de residentes sobre a experiência no programa residência pedagógica: uma análise a partir dos relatóriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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