Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Larissa Leite dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T01:21:01Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T01:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28006 | - |
dc.description | OLIVEIRA, L. L. S. Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva o aprimoramento na formação dos graduandos dialogando sobre a teoria e a prática educativa, além de contribuir significativamente para a melhoria no ensino público. O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC objetiva relatar a vivência no Programa com o subprojeto intitulado Pedagogia/Alfabetização do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I. Toda a experiência relatada foi realizada remotamente em turmas de 4° e 5° ano da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada no município de Campina Grande – PB durante 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022). Diante da realidade encontrada, as residentes passaram a atuar na escola de forma virtual em parceria com a preceptora e orientadora. Elaboramos novas estratégias de ensino para nos adaptarmos a essa nova realidade. Porém, nos deparamos com diversas dificuldades agravadas neste período tanto para nós, colaboradores do programa, como as crianças e seus responsáveis. Os encontros de formação nos deram subsídios para embasar nosso trabalho com os estudos da Base Nacional Comum Curricular (-BNCC) e autores como Ferreiro e Teberosky (1991), Soares (2004), Morais e Albuquerque (2010), José Carlos Libâneo, (1990), Freire (1989), dentre outros. O planejamento e a regência nos permitiram concluir que a interação entre as residentes e o campo educacional somou significativamente para o aperfeiçoamento da prática docente e para o processo de alfabetização das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Leite dos Santos Oliveira TCC oficial (1).pdf | Larissa Leite dos Santos Oliveira | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de autorização depósito (1).pdf | Termo de Depósito | 205.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.