Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Larissa Leite dos Santos-
dc.date.accessioned2022-11-16T01:21:01Z-
dc.date.available2022-11-16T01:21:01Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28006-
dc.descriptionOLIVEIRA, L. L. S. Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva o aprimoramento na formação dos graduandos dialogando sobre a teoria e a prática educativa, além de contribuir significativamente para a melhoria no ensino público. O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC objetiva relatar a vivência no Programa com o subprojeto intitulado Pedagogia/Alfabetização do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I. Toda a experiência relatada foi realizada remotamente em turmas de 4° e 5° ano da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada no município de Campina Grande – PB durante 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022). Diante da realidade encontrada, as residentes passaram a atuar na escola de forma virtual em parceria com a preceptora e orientadora. Elaboramos novas estratégias de ensino para nos adaptarmos a essa nova realidade. Porém, nos deparamos com diversas dificuldades agravadas neste período tanto para nós, colaboradores do programa, como as crianças e seus responsáveis. Os encontros de formação nos deram subsídios para embasar nosso trabalho com os estudos da Base Nacional Comum Curricular (-BNCC) e autores como Ferreiro e Teberosky (1991), Soares (2004), Morais e Albuquerque (2010), José Carlos Libâneo, (1990), Freire (1989), dentre outros. O planejamento e a regência nos permitiram concluir que a interação entre as residentes e o campo educacional somou significativamente para o aperfeiçoamento da prática docente e para o processo de alfabetização das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleResidência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Leite dos Santos Oliveira TCC oficial (1).pdfLarissa Leite dos Santos Oliveira1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de autorização depósito (1).pdfTermo de Depósito205.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.