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dc.contributor.authorSilva, Rivaldo Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-11-17T22:38:55Z-
dc.date.available2022-11-17T22:38:55Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.otherCDD 372.652 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28028-
dc.descriptionSILVA, R. F. Ensino crítico do gênero multimodal meme nas aulas de língua inglesa: uma perspectiva dos letramentos múltiplos. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA variedade dos meios de comunicação, dada a diversidade de práticas sociais linguística e culturalmente situadas, nos direcionam, no âmbito atual de hipermídias e de constante (re)atualizações, para gêneros textuais emergentes destes contextos, os quais lidam, a priori, com diferentes materialidades linguísticas e visuais. À luz desses argumentos, esta monografia tem por objetivo discutir sobre o gênero multimodal meme e suas possíveis utilizações no viés crítico dentro do escopo escolar a partir da Pedagogia dos Multiletramentos por meio de uma revisão de literatura. Pretendeu-se, então, responder a seguinte pergunta de pesquisa: como o gênero multimodal meme pode ser utilizado no escopo escolar no viés crítico a partir da Pedagogia dos Multiletramentos? Esta pesquisa insere-se no escopo da Linguística Aplicada e no que tange à metodologia, nossa pesquisa possui traços de uma revisão de literatura integrativa e classifica-se como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de natureza aplicada, cujos objetivos são de caráter exploratório, de procedimentos documentais. Dessa forma, para embasar teoricamente esta monografia, discorremos, especialmente, sobre letramento enquanto prática social (STREET, 1995, 2003, 2010, 2012, 2013), bem como os redesenhos dos letramentos (CAZDEN, et al., 1996, 2021; ROJO; MOURA, 2012). Posteriormente, discutimos sobre os letramentos digitais na era hiperconectada (BUZATO, 2006; DUDENEY, et al., 2016; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006). Em uma concepção de gênero textual como ação social situada (BAKHTIN, 1979, 1992; MARCUSCHI, 2002, 2004). No que se refere à multimodalidade (JEWITT, 2013; KRESS; LEEUWEN, 1996) e textos multimodais (WIGGINS, 2019). E por fim, tecemos ponderações sobre gênero multimodal meme (DANTAS, 2021; SHIFMAN, 2013). Os materiais selecionados para ser o corpus desta pesquisa, foram, respectivamente, um artigo de periódico e uma dissertação de mestrado. Frente a estes corpora, foram selecionados dezesseis (16) excertos, os quais, após as nossas discussões/análises crítico-interpretativistas evidenciou-se que ambos os relatos de experiência analisados instigaram a produção de sentido crítico, tendo como aspecto basilar o consumo e a produção gênero multimodal meme a partir de temáticas situadas com a realidade sociocultural dos alunos envolvidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Me. Telma Sueli Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectGênero multimodalpt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleEnsino crítico do gênero multimodal meme nas aulas de língua inglesa: uma perspectiva dos letramentos múltiplospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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