Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2804
Título: Sustentabilidade, conservação ambiental e desenvolvimento sob a perspectiva de uma organização social no Estado da Paraíba
Autor(es): Galdino, Talytta Rebeca Araújo Rodrigues
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável
Associativismo
Conservação ambiental
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a perspectiva de conservação e sustentabilidade da Associação Mãos Que Se Ajudam – compreender a ideia de desenvolvimento local da Associação. Localizada em Lucena-PB. A referida Associação foi fundada em 2003 e conta com 46 membros. Uma das acepções mais aceitas atualmente sobre a noção de desenvolvimento sustentável é a que o define pela capacidade de garantir o desenvolvimento socioeconômico do indivíduo que vive nas cidades ou no campo aliado a preservação ambiental e à perspectiva de garantir que as futuras gerações tenham as mesmas oportunidades. A obtenção de dados eco sociológicos foi feita através de entrevistas semi-estruturadas, rodas de conversa e técnicas de observação direta. Constatou-se que a Associação busca o desenvolvimento de um grupo de mulheres de forma sustentável utilizando o coco como produto de subsistência. Após passar por diversos processos de arranjo institucional, hoje a Associação encontra-se voltada para a produção de doces e artesanato a partir do coco que é um fruto abundante na região, além de desenvolver trabalhos sociais na comunidade. As associações podem ser entendidas como uma organização autônoma, democraticamente gerida por pessoas que se unem, voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas.
Descrição: GALDINO, T. R. A. R. Sustentabilidade, conservação ambiental e desenvolvimento sob a perspectiva de uma organização social no estado da Paraíba. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2804
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talytta Rebeca Araújo Rodrigues Galdino.pdfTalytta Rebeca Araújo Rodrigues Galdino727.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.