Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28055
Título: Resinas Bulk Fill: Compósitos de Preenchimento em Massa
Autor(es): Medeiros, Francielly de Lemos
Palavras-chave: Odontologia
Denstística
Materiais Dentários
Data do documento: 7-Nov-2022
Resumo: As resinas compostas bulk fill (RBF) foram introduzidas no mercado odontológico com a finalidade de minimizar as desvantagens da técnica incremental, pois, permitem a realização de restaurações em dentes posteriores utilizando incrementos de até 4 ou 5 mm. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão literária sobre os compósitos de preenchimento em massa, destacando a sua composição, vantagens, desvantagens, indicações e contraindicações, classificações, possibilidades de técnicas restauradoras e fotopolimerização. Além de analisar a sua eficácia em comparação com as resinas compostas convencionais (RC). Com isso, foi realizada uma busca da literatura publicada entre 2012 e 2022, presente nas bases de dados eletrônicos: PubMed/ Medline, Lilacs e Google Acadêmico. Após a filtragem, 511 estudos foram consultados, sendo 77 selecionados por estarem dentro dos critérios de inclusão estabelecidos. Além disso, foram adicionados 4 livros e 12 sites considerados relevantes. Assim, foi analisado que esses materiais dentários são encontrados nas viscosidades fluidas ou regulares e nas formas de cápsulas ou seringas. Clinicamente, é possível preencher totalmente uma cavidade com a RBF regular ou fazer uma base com RBF fluida e recobri-la com a de alta viscosidade ou com uma resina composta convencional. Em relação a fotopolimerização, ainda são necessárias evidências literárias conclusivas sobre qual tipo de LED é o mais indicado, visto que cada resina apresenta modificações químicas na sua composição a depender do fabricante. Além disso, foi observado que possuem propriedades físicas, químicas e mecânicas semelhantes às RC, acrescentando as vantagens de redução da presença de espaços vazios na restauração, diminuição do tempo clínico e da tensão de contração. Por fim, sugerimos a realização de mais estudos clínicos que analisem seus resultados à longo prazo na cavidade bucal.
Descrição: MEDEIROS, Francielly de Lemos. Resinas Bulk Fill: Compósitos de Preenchimento em Massa. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28055
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francielly de Lemos Medeiros.pdfTCC - Francielly de Lemos Medeiros.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf137.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.