Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2806
Título: Observação da prática pedagógica de um professor de geografia
Autor(es): Araújo, Sidinea Cordeiro Alves
Palavras-chave: Tendências pedagógicas
Professor
Aluno
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O referido trabalho pretende analisar e compreender como as tendências pedagógicas e a formação do professor influenciam no pensar e no agir dos professores na sua prática e na relação professor-aluno. A pesquisa feita nesse trabalho foi realizada com um professor de Geografia em turmas do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de São Vicente do Seridó-PB.Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas pré elaboradas e a observação das aulas do professor.Os dados obtidos foram relacionados com as teorias de autores nessa área.Desse modo verificou-se que as ações do professor não são lineares no que se refere as tendências pedagógicas,pois o mesmo utiliza uma abordagem tradicional quando se comporta como transmissor do conhecimento em alguns momentos e em outro ele demonstra um idéia transformadora ,seguindo a linha de Paulo Freire,quando direciona o aluno a uma prática reflexiva na construção do conhecimento.Este trabalho trata da relação teoria e prática na sala de aula de um professor de Geografia observando como ele relaciona as tendências pedagógicas com sua prática, bem como, sua formação inicial e continuada podem contribuir na ação do professor e no processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, a prática relacionada aos conceitos teóricos para propiciar um processo de que valoriza o ensino aprendizagem considerando as realidades educacionais e sociais dos alunos. Palavras
Descrição: ARAÚJO, Sidinea Cordeiro Alves. Observação da prática pedagógica de um professor de geografia. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2806
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidinea Cordeiro Alves Araújo.pdfSidinea Cordeiro Alves Araújo393.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.