Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28063
Título: Microplásticos no sedimento de praias urbanizadas no litoral da Paraíba, nordeste do Brasil
Autor(es): Lima, Lucas Vinícius Sousa
Palavras-chave: Ecologia marinha
Ambientes costeiros
Estuários
Microplásticos
Data do documento: 23-Set-2021
Resumo: A presença de microplásticos em vários ecossistemas marinhos tem sido associada a locais com impacto antropogênico. As praias tem se destacado como um desses ambientes, seja por questões de turismo ou, ainda, por receberem aportes de várias fontes, como os estuários e as próprias correntes marinhas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a abundância e variabilidade dos microplásticos, a partir de sua relação com a distância do estuário e os estágios morfodinâmicos presentes em quatro praias urbanizadas. Foram realizadas coletas de sedimento durante três meses, em quatro praias localizadas ao longo do litoral paraibano. Os sedimentos foram mergulhados e agitados em uma solução salina concentrada (NaCl) e, após 2 h, o liquido sobrenadante foi filtrado em filtros de 1,2 μm e seco em estufa a 70ºC. As partículas de microplásticos foram separadas das partículas orgânicas, identificadas visualmente e classificadas em categorias, de acordo com sua forma em fibras e fragmentos, além de separadas pela sua cor. Nas amostras dos sedimentos de todas as praias foi obtido um total de 1525 partículas, onde as fibras destacaram-se na abundância. As praias dominadas por maré registraram maior número de partículas microplásticas do que nas praias dominadas por ondas, assim como as que possuíam sedimentos mais finos possuíam o maior número dessas partículas. Com relação às cores, as partículas azuis, vermelhas e transparentes foram as mais frequentes nas amostras. Houve uma correlação negativa entre o número de partículas de microplásticos no sedimento e a distância do estuário, evidenciando assim que o continente contribui grandemente para a poluição das praias. Os resultados apontam para a importância de estratégias que diminuam a influência tanto da poluição indireta, advinda dos estuários, como da poluição direta, provavelmente, provocada pelo turismo, para assim diminuir o aporte dessas partículas no sedimento, uma vez que elas provocam impactos sobre a biota bentônica e nectônica desses ecossistemas marinhos.
Descrição: LIMA, Lucas Vinícius Sousa. Microplásticos no sedimento de praias urbanizadas no litoral da Paraíba, nordeste do Brasil. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28063
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Vinícius Sousa Lima.pdfPDF- Lucas Vinícius Sousa Lima649.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito74.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.