Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28064
Título: A família em cena: discussões sobre a alienação parental à luz da psicanálise
Autor(es): Vital, Patrícia Santos de Araújo
Palavras-chave: Psicanálise
Alienação parental
Família
Data do documento: 5-Nov-2021
Resumo: A Alienação Parental configura uma prática que frequentemente permeia as situações de rupturas conjugais, que por efeito tem uma repercussão nociva à criança, adolescente e demais envolvidos no cerne familiar. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, que teve como objetivo discutir sobre a Alienação Parental e suas implicações na dinâmica familiar, considerando os pressupostos teóricos da psicanálise. O trabalho apresenta a evolução história e social da instituição familiar e sua função fundamental na transmissão psíquica para o desenvolvimento infantil. Aponta os impasses que assolam os sujeitos diante da ruptura do laço conjugal, o sofrimento da criança que, alienada ao desejo de um dos genitores, é usada como arma de vingança contra a outra figura parental. Portanto, através deste trabalho foi possível refletir sobre a postura do sujeito alienador, como se formam os laços amorosos e como sua dissolução pode repercutir sobre a relação parental. Por conseguinte, o trabalho também possibilitou o reconhecimento da prática clínica psicanalítica na escuta dos sujeitos envolvidos na trama familiar facilitando a elaboração da ruptura conjugal e de outras demandas que atravessam os sujeitos no íntimo da dinâmica familiar.
Descrição: VITAL, Patrícia Santos de Araújo. A família em cena: discussões sobre a alienação parental à luz da psicanálise. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28064
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Patrícia Santos de Araújo Vital.pdfTCC - Patrícia Santos de Araújo Vital407.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito73.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.