Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28071
Título: Características clínicas e o prognóstico de pacientes com a infecção da COVID-19 acometidos pelo o Acidente Vascular Cerebral (AVC): Uma revisão narrativa
Autor(es): Castro, Aleska Barbosa de
Palavras-chave: COVID-19
Acidente Vascular Cerebral
Doença respiratória
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 descrita pela primeira vez em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um dos mais difundidos problemas de saúde pública enfrentados constituindo uma das principais causas de morbimortalidade, podendo ser do tipo isquêmico, quando ocorre uma obstrução do fluxo arterial para alguma região encefálica, ou hemorrágico, quando ocorre um rompimento dos vasos encefálicos, que ocasiona um extravasamento de sangue no parênquima, ou na meninge aracnóidea. É relatado em estudos atuais que a infecção da COVID-19 pode ter uma relação no desenvolvimento de acidentes vasculares cerebrais. OBJETIVO: Assim sendo, objetivo deste estudo foi analisar os estudos disponíveis na literatura acerca de características clínicas e o prognóstico dos pacientes com a infecção da COVID-19 acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). METODOLOGIA: Foram pesquisados artigos publicados entre os anos de 2019 a 2022, utilizando filtros e combinações dos descritores nas bases de dados bibliográficas: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos idiomas português e inglês. Identificaram-se 299 estudos no total. A exclusão dos artigos aconteceu seguindo os critérios estabelecidos como amostra de pacientes com AVC sem o diagnóstico da COVID-19, duplicidade, amostra de animais e sem a versão completa e gratuita. RESULTADOS: Ao final desta revisão narrativa constituída por 14 artigos, os quais demonstraram um aumento na incidência do AVC em adultos jovens acometidos pelo SARS-CoV-2, apresentando um quadro clínico mais grave, com taxas de mortalidade elevadas, quando comparadas aos indivíduos que foram acometidos pelo o AVC sem a infecção do SARS-CoV-2. CONCLUSÃO: Contudo, são necessários mais estudos, como também, o desenvolvimento de intervenções preventivas e terapêuticas para esses indivíduos.
Descrição: CASTRO, Aleska Barbosa de. Características clínicas e o prognóstico de pacientes com a infecção da COVID-19 acometidos pelo o Acidente Vascular Cerebral (AVC): Uma revisão narrativa. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28071
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito267.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Aleska Barbosa de CastroTCC - Aleska Barbosa de Castro616.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.