Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2809
Título: Atuais limites à negociação coletiva
Autor(es): Ferreira, Flávio Renato Caetano
Palavras-chave: Direito trabalhista
Negociação coletiva
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: Cabe ao Direito ser a ciência responsável pela busca da realização do bem-estar social e da justiça através de normas baseadas nos valores de determinada sociedade, com a evolução da sociedade ocidental e com a Revolução Industrial (século XVIII) surge o ramo jurídico responsável pela busca da justiça social através da regulamentação dos conflitos entre patrões e empregados, com normas oriundas do Estado e normas oriundas de negociações entre os entes coletivos envolvidos. Este ramo jurídico, Direito do Trabalho, tem sua institucionalização durante a primeira metade do século XX com a consagração dos Princípios da Proteção e da Liberdade Sindical, e entra em sua fase de “crise e transição” após a década de 1970 e globalização dos mercados e da produção. Conjuntamente a esta “crise”, a ideologia neoliberal, nascida neste período e presente até os dias atuais prega uma “transição” ou “reforma” do Direito do Trabalho, através de uma reformulação no Princípio da Proteção, transferindo do Estado para o sindicato a responsabilidade por proteger o trabalhador, ganhando grande importância o instituto da Negociação Coletiva. Contudo, as normas coletivas não são absolutas, possuindo limites na ordem internacional, nos princípios jurídicos e na Constituição Federal, tornando a flexibilização trabalhista uma exceção dentro do ordenamento pátrio.
Descrição: FERREIRA, Flávio Renato Caetano. Atuais limites à negociação coletiva. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2809
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Renato Caetano Ferreira.pdfFlávio Renato Caetano Ferreira606.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.