Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28093
Título: Caracterização de frutos de palma forrageira (Opuntia fícus-indica, Mill.) em diferentes estádios de maturação
Autor(es): Araújo, Carla Sabrina Pereira de
Palavras-chave: Massa de frutos
Morfometria
Ph
Palma forrageira
Data do documento: 16-Nov-2022
Resumo: Objetivou-se com esse estudo avaliar as características físicas e físico-químicas de frutos de palma forrageira (Opuntia ficus-indica, Mill) em diferentes estádios de maturação. Foram colhidos frutos em dois estádios de maturação verde e maduro em área de 0,1 ha, acondicionados em caixa de papelão e transportados do município de Boa Ventura, região do Vale do Piancó para o Laboratório de Tecnologia da Produção Vegetal (LAPROV), do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba. Logo após a chegada ao laboratório, foram selecionados frutos inteiros, sem deformação e visualmente sadios, em seguida higienizados com solução de hipoclorito de sódio a 100 ppm por 15 minutos e lavados em água corrente totalizando 25 frutos (10 verdes e 15 maduros). As avaliações físicas realizadas foram: comprimento (mm), diâmetro (mm), massa (g), volume (ml) e densidade g/mL). Para caracterização físico-químicas da casca e polpa dos frutos avaliou-se os percentuais de Matéria seca, Umidade, pH e Sólidos Solúveis Totais (°Brix) respectivamente. Os dados foram analisados em esquema fatorial 2x2, sendo dois maturações do fruto (verde e maduro) e dois tipos de amostra (casca e polpa), com cinco repetições. Os dados foram submetidos à ANOVA e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os frutos da palma forrageira são do tipo carnoso, mais ou menos ovalados com média de 153,58 mm de comprimento, diâmetro de 117,59 mm e massa de 94,74 g. Apresentam um mesocarpo de coloração verde amarelada nos frutos maduros, deiscente por meio de fenda longitudinal, com cavidade interna preenchido por polpa verde amarelada. As sementes são de coloração branco amareladas de tamanho pequeno e numerosas. Houve diferença significativa para as variáveis analisadas (SST - °Brix; ph e MS) nos frutos verdes. Pode-se verificar ainda efeito da interação para os frutos verdes e maduros nas amostras de polpa e cascas, exceto para o pH. A composição físico-química da casca e polpa dos frutos da palma é pouco influenciada pelos estádios de maturação.
Descrição: ARAÚJO, Carla Sabrina Pereira de. Caracterização de frutos de palma forrageira (Opuntia Fícus-Indica, Mill) em diferentes estádios de maturação, 2022, Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28093
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Carla Sabrina Pereira de AraújoPDF - Carla Sabrina Pereira de Araújo.pdf697.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito65.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.