Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28107
Título: Empreendedorismo feminino no contexto informal em Patos - PB
Autor(es): Silva, Marisa Tomaz da
Palavras-chave: Empreendedorismo
Empreendedorismo feminino
Informalidade
Oportunidade
Data do documento: 9-Nov-2022
Resumo: Esta pesquisa apresentou os motivos que levam as mulheres a empreenderem informalmente, na Cidade de Patos-PB. Tem por objetivo identificar o perfil das empreendedoras, os problemas e os motivos que as levaram a iniciar um trabalho informal sob a visão das necessidades, oportunidades, impasses e desafios como meio de sobrevivência na Cidade de Patos. A metodologia consistiu na utilização do método quali-quantitativo, assim como da técnica exploratória. Foi realizada uma pesquisa de campo com 30 empreendedoras patoenses juntamente, por meio de um questionário elaborado na Plataforma do Google Forms, este foi aplicado entre os meses de maio a setembro de 2022. A aplicação do mesmo se deu de forma remota pela ferramenta WhatsApp (em decorrência da Covid-19) e de modo presencial. Os resultados foram gerados pelo Google Excel 2010, e posteriormente foi realizada a discussão do estudo. Após está análise foi possível identificar que o número de mulheres que começaram a trabalhar por necessidade é equivalente as que começaram por oportunidade, sendo que a maioria das que começaram por necessidade tem filhos, trabalham em casa e não enfrentam dificuldades em conciliar o trabalho com a vida familiar. Conclui-se que a maioria das entrevistadas começou a trabalhar por necessidade e com relação as dificuldades, embora muitas, a maioria das mulheres relatou conseguir conciliar trabalho e vida familiar. Também foi observado que a maioria das empreendedoras acham seus negócios muito pequenos por isso ainda não formalizaram.
Descrição: SILVA, M. T. Empreendedorismo feminino no contexto informal em Patos - PB. 2022. 39f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28107
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marisa Tomaz da SilvaTCC - Marisa Tomaz da Silva1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito290.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.