Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Giovane Alves de-
dc.date.accessioned2022-12-07T10:29:46Z-
dc.date.available2022-12-07T10:29:46Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.otherCDD 407.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28138-
dc.descriptionSOUZA, G. A. de. All the school's a stage: quando Shakespeare e RuPaul's Drag Race entram em cena na sala de aula. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractMuito comumente, o ensino de literaturas é disposto na educação básica a fim de servir como base para o estudo da gramática ou, simplesmente, para que os(as) alunos(as) decorem elementos pertinentes à historiografia ou escolas literárias. Como se sabe, tudo isso tende a minimizar a experiência que os leitores têm com o texto, e acaba por deixar de lado o processo de fruição da obra de arte lida. Além disso, nas aulas de língua inglesa, o problema se torna ainda amais sério uma vez que o estudo de literatura não faz sequer parte do cotidiano dessas aulas. E é com base nessas problematizações que pretendemos, neste trabalho, criar uma proposta de intervenção a partir da tragédia Macbeth (1623), de William Shakespeare, adaptada ao reality show RuPaul’s Drag Race (2009 – presente) para turmas de terceiro ano do Ensino Médio das redes pública e privada. Para este fim, utilizaremos a sequência básica, de Rildo Cosson (2021), bem como a metodologia performativa, de Kefelás Oliveira (2018). Além disso, nosso estudo se respalda nas contribuições de Oliveira (2014), Butler (2016), Louro (2020), dentre outros(as). Por fim, consideramos que é não somente possível, como deve-se, também, ser assegurado o direito ao acesso às literaturas anglófonas nas aulas de Língua Inglesa e que a fruição destes textos possibilita um ambiente de aprendizado mais diverso e que atende às idiossincrasias do alunado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Auricélio Soares Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura e ensinopt_BR
dc.subjectWilliam Shakespearept_BR
dc.subjectMacbethpt_BR
dc.subjectRuPaul''s Drag Racept_BR
dc.titleAll the school's a stage: quando Shakespeare e RuPaul's Drag Race entram em cena na sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giovane Alves de SouzaPDF - Giovane Alves de Souza1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito175.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.