Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28140
Título: Análise comparativa das empresas listadas no índice de governança corporativa novo mercado da B3 entre 2013 e 2022
Autor(es): Marques, Danrley de Lima
Palavras-chave: Índice de Governança Corporativa
Mercado Financeiro
Investidores financeiros
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral identificar quais são as empresas que apresentaram os melhores índices de participação na composição histórica do IGC-NM B3 entre 2013 e 2022. A pesquisa justifica-se, pela importância no âmbito acadêmico complementando os estudos já realizados acerca da Governança Corporativa, de forma que, esta é considerada a chave para as organizações se manterem íntegras e consistentes no mercado de capitais. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva, exploratória e documental. Por meio da análise de 249 empresas listadas em 10 setores da B3, identificou-se que 73 companhias atingiram 100% de participação em todas as 30 carteiras existentes, sendo consideradas as melhores empresas no fundamento de Governança Corporativa, e são as companhias ideais para alocação de recursos por parte dos investidores que valorizam as melhores práticas de gestão. Sendo os setores de Consumo Cíclico, Financeiro, Bens Industriais e Consumo não Cíclico, os mais predominantes em número de participações e de companhias listadas. Sugere-se como recomendação para futuras pesquisas a utilização de outros índices de ações, como por exemplo, o índice IBOVESPA, e o Índice Brasil (IBrX) elencando os principais resultados que serão úteis para os investidores, assim como para as companhias se readequarem em busca das melhores práticas de gestão empresarial.
Descrição: MARQUES, D. L. Análise comparativa das empresas listadas no índice de governança corporativa novo mercado da B3 entre 2013 e 2022. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28140
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danrley de Lima Marques.pdfPDF - Danrley de Lima Marques891.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito606.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.