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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Fellipe Almeida de-
dc.date.accessioned2013-12-12T18:15:42Z-
dc.date.available2013-12-12T18:15:42Z-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2814-
dc.descriptionANDRADE, Fellipe Almeida de. A Lei do FUNDEB e os principais impactos de sua implantação na educação básica pública brasileira. 2013. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação é um fundo de natureza contábil, regulamentado pela Lei Federal nº. 11.494/2007, implantado de forma gradual entre os anos de 2007 e 2009, em substituição ao agora extinto FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, reiteradamente criticado pela maioria dos estudiosos e pesquisadores da temática do financiamento da educação pública brasileira. Este trabalho, metodologicamente baseado em pesquisa documental e bibliográfica, teve por objetivo analisar, de forma pormenorizada, as principais características e particularidades desse novo Fundo, bem como sua sistemática para o financiamento da educação básica, de forma a concluir pelos avanços conseguidos e os problemas não superados com a sua implantação pelos entes da federação. A partir da análise dos textos legais, da produção acadêmica voltada para o tema em apreciação, das pesquisas realizadas por institutos confiáveis instalados no Brasil e da experiência prática do autor como gestor municipal de educação por oito anos, o produto final demonstra que o FUNDEB, apesar de alguns importantes e consideráveis avanços em relação à situação anterior, mantém a lógica distributiva do Fundo precedente e da desigualdade regional do país no tocante aos gastos efetivos com a educação básica, não superando algumas das suas principais limitações. É forte nos argumentos de que o Governo Federal contribui de forma irrisória frente ao seu real potencial, colaborando para um nivelamento por baixo da situação escolar do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Flávia de Paiva Medeiros de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação – Investimentopt_BR
dc.titleA Lei do FUNDEB e os principais impactos de sua implantação na educação básica pública brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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