Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTaveros, Thamires Thuanny dos Santos-
dc.date.accessioned2022-12-09T11:07:01Z-
dc.date.available2022-12-09T11:07:01Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28158-
dc.descriptionTAVEROS, T. T. dos S. Vivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental II. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da leitura, como orienta os documentos norteadores da educação PCN (1997) e BNCC (2018), devem promover a construção de sujeitos livres, críticos, reflexivos e autônomos a partir dos processos linguísticos e sociodiscursivos. Neste artigo, portanto, propomos investigar o ensino da leitura e da linguagem nas aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental II, a partir de uma sequência didática dos gêneros discursivo-textuais: carta, fábula e crônica. Para atingir aos objetivos pré-estabelecidos, tomamos como metodologia de cunho qualitativo. Para tanto nossa fundamentação baseia-se nos postulados teóricos dos gêneros discursivo/textuais de Marcuschi (2008;2010), Bezerra (2017), Paula (2011), Rezende (2013). Nos documentos parametrizadores PCN (1997) e BNCC (2018) e nas reflexões acerca da leitura de Dalvi (2013), Alves (2013), Ramos (2011), Rouxel (2013), entre outros. A análise mostra que gêneros textuais/discursivos que os sujeitos interagem uns com os outros nas práticas sociais diárias e participam efetivamente de atividades sociodiscursivas, refletindo e discutindo com proficiência os mais variados assuntos, além de, no ponto do ensino da leitura, possibilitar o caráter humanizador.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros discursivo/textuaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHumanizadorpt_BR
dc.titleVivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamires Thuanny dos Santos TaverosPDF - Thamires Thuanny dos Santos Taveros577.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito84.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.