Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Taveros, Thamires Thuanny dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T11:07:01Z | - |
dc.date.available | 2022-12-09T11:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28158 | - |
dc.description | TAVEROS, T. T. dos S. Vivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental II. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da leitura, como orienta os documentos norteadores da educação PCN (1997) e BNCC (2018), devem promover a construção de sujeitos livres, críticos, reflexivos e autônomos a partir dos processos linguísticos e sociodiscursivos. Neste artigo, portanto, propomos investigar o ensino da leitura e da linguagem nas aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental II, a partir de uma sequência didática dos gêneros discursivo-textuais: carta, fábula e crônica. Para atingir aos objetivos pré-estabelecidos, tomamos como metodologia de cunho qualitativo. Para tanto nossa fundamentação baseia-se nos postulados teóricos dos gêneros discursivo/textuais de Marcuschi (2008;2010), Bezerra (2017), Paula (2011), Rezende (2013). Nos documentos parametrizadores PCN (1997) e BNCC (2018) e nas reflexões acerca da leitura de Dalvi (2013), Alves (2013), Ramos (2011), Rouxel (2013), entre outros. A análise mostra que gêneros textuais/discursivos que os sujeitos interagem uns com os outros nas práticas sociais diárias e participam efetivamente de atividades sociodiscursivas, refletindo e discutindo com proficiência os mais variados assuntos, além de, no ponto do ensino da leitura, possibilitar o caráter humanizador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rafael Francisco Braz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivo/textuais | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Humanizador | pt_BR |
dc.title | Vivência e prática de leitura no ensino de linguagem a partir de uma proposta didática ao Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thamires Thuanny dos Santos Taveros | PDF - Thamires Thuanny dos Santos Taveros | 577.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 84.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.