Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28172
Título: Utilização da cultura da alface (Lactuca sativa L.) como parâmetro de comprovação da aplicação da técnica de biorremediação landfarming
Autor(es): Santos, Jucelino dos
Palavras-chave: Biorremediação
Resíduos sólidos
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: O meio ambiente vem sofrendo grandes problemas que afetam sua qualidade. A poluição das reservas de água, o desmatamento desordenado, as queimadas em demasia e o mau uso dos solos causam cada vez mais a perda de suas características essenciais para a sobrevivência da vida na terra. O rejeito de um processo de adsorção de contaminante derivado do petróleo é a biomassa vegetal, utilizada como adsorvente, com alto índice do combustível adsorvido em sua estrutura sólida. Esse rejeito descartado no solo pode ser removido ou mitigado por meio da técnica de biorremediação. A biorremediação é uma técnica de descontaminação de ambientes contaminados que se utiliza de organismos vivos, plantas ou microrganismos (bactérias e fungos), com a finalidade de atenuação ou recuperação de determinados contaminantes presentes no meio ambiente. Esse trabalho objetivou utilizar a alface (Lactuca sativa L.) como parâmetro de comprovação da eficácia da técnica de biorremediação Landfarming na recuperação de um solo contaminado com gasolina. Foi implantado um experimento com a cultura da alface, em solo biorremediado e não biorremediado, simulando situação real de campo, com monitoramento das variáveis temperatura, umidade e pH, no período de crescimento das plantas (35 dias), seguido da realização de análises de nutrientes nas plantas cultivadas nesses dois tipos de solos. Foi possível observar que as plantas se mantiveram em todo seu ciclo com aspectos saudáveis, demostrando que o solo teve sua biorremediação bem executada, tornando o mesmo propício para utilização no plantio. Não ocorrendo, visualmente, diferença entre as mudas do solo biorremediado com as do solo coletado em ambiente natural. Os resultados das análises para macronutrientes foram dentro da normalidade. Porém, para metais pesados as amostras da alface analisadas, tanto no cultivo em solo natural (UEPB) quanto no solo biorremediado apresentaram níveis acima dos padrões determinados pela ANVISA. Sendo assim, essas plantas não são recomendadas para alimentação humana devido esses altos níveis de metais existentes.
Descrição: SANTOS, Jucelino dos. Utilização da cultura da alface (Lactuca sativa L.) como parâmetro de comprovação da aplicação da técnica de biorremediação landfarming. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28172
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito205.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Jucelino dos SantosTCC - Jucelino dos Santos1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.