Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28176
Título: Educação em dor associado ao exercício terapêutico em pacientes com lombalgia crônica inespecífica: uma revisão de integrativa
Autor(es): Pereira, Lidia Maria Veras
Palavras-chave: Dor crônica
Lombalgia
Exercício terapêutico
Data do documento: 20-Jun-2022
Resumo: A lombalgia crônica, um dos mais difundidos problemas de saúde pública enfrentados, possui etiologia multifatorial que envolve interação significativa de fatores biológicos, sociodemográficos e comportamentais, caracterizando a diversidade de indivíduos com essa queixa. O modelo biomédico, sempre tende a correlacionar o dano tecidual ao nível de dor, porém não é capaz de explicar situações em que o dano tecidual não está mais presente. Reconceituar a experiência de dor tem sido de grande significância e impacto sobre o tratamento desta e tem-se mostrado como uma proposta promissora, evidenciando-se que é possível diminuir o foco no dano anatômico, reduzir a cinesiofobia e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com dor lombar crônica. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi analisar a literatura disponível acerca dos efeitos da educação em dor associada ao exercício terapêutico em pacientes com lombalgia crônica inespecífica. Foram pesquisados artigos publicados entre 2012- 2022 nas bases de dados MEDLINE, Scielo, LILACS, Plataforma PEDro e PubMed. Os dados extraídos foram armazenados no Microsoft Excel, sendo realizada avaliação da qualidade metodológica através da escala de evidência de Oxford. Identificaram-se, no total, 1.171 artigos. A exclusão dos artigos aconteceu seguindo os critérios estabelecidos, sendo a amostra final desta revisão integrativa constituída por 8 (oito) artigos, que demonstraram resultados satisfatórios na percepção e melhora na dor dos pacientes com Dor Lombar Crônica Inespecífica (DLCI), comparados a fisioterapia convencional. Com isso, é possível sugerir que a PNE associado ao exercício terapêutico é eficaz para melhora da funcionalidade física, dor, e cinesiofobia em indivíduos com DLCI.
Descrição: PEREIRA, Lidia Maria Veras. Educação em dor associado ao exercício terapêutico em pacientes com lombalgia crônica inespecífica: uma revisão de integrativa. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28176
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lidia Maria Veras PereiraTCC - Lidia Maria Veras Pereira1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito208.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.