Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28177
Título: O trabalho experimental de Faraday sob a ótica de de um futuro professor
Autor(es): Silva, Thiago de Oliveira
Palavras-chave: Indução Eletromagnética
História da Física
Ensino de Física
Data do documento: 24-Ago-2022
Resumo: Episódios históricos envolvendo a história da eletricidade oferecem muitos elementos para a sala de aula contendo experimentação e contextualização. Nesse sentido, os trabalhos experimentais realizados por Faraday na primeira metade do século XIX permitiriam compreender conceitos como linhas de força, indução magnética e corrente elétrica, dentre outros. Considerando essa hipótese, neste trabalho analisamos uma versão traduzida do trabalho de Faraday sobre indução magnética, tendo como objetivo um planejamento posterior de plano de aula com abordagem histórica e experimental. Apesar de se tratar de uma tradução, verificouse que a fonte não era clara o suficiente para que um professor a compreendesse e adaptasse para a sala de aula. Como forma de facilitar a compreensão, analisamos detalhadamente os experimentos propostos por Faraday, apresentamos uma possível interpretação da montagem experimental e buscamos associar seu relato ao que é conhecido atualmente sobre os conceitos de eletricidade e magnetismo envolvidos. Como conclusão salientamos que o simples acesso às fontes ou relatos históricos, ainda que importante, não é suficiente para que um professor possa empregar a abordagem histórica em sua sala de aula: são necessários estudos prévios e outras competências e habilidades para que tais episódios possam ser adaptados.
Descrição: SILVA, Thiago de Oliveira. O trabalho experimental de Faraday sob a ótica de um futuro professor. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28177
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thiago de Oliveira SilvaTCC - Thiago de Oliveira Silva3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito9.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.