Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28184
Título: As Marias negras: uma representação de cor e gênero no espaço doméstico
Autor(es): Santos, Maria Valquíria Gomes dos
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira
Mulher
Racismo
Antirracismo
Data do documento: 31-Jan-2023
Resumo: Em pleno século XXI, falar de racismo ainda é necessário uma vez que se trata de uma prática recorrente nos diversos contextos sociais do Brasil. Com o intuito de discutir sobre essa questão social, este trabalho traz uma análise dos contos “Maria”, publicado em Olhos D´Água (2018), de Conceição Evaristo e “A última empregada”, publicado em Cadernos Negros 40 (2017), de Ana dos Santos. Ambos discorrem sobre mulheres negras na condição de empregadas domésticas, sob o estigma de um modelo estereotipado pela sociedade. O objetivo dessa análise está em verificar como temáticas em torno da mulher negra protagonizada estão representadas nestas narrativas. Esse trabalho de caráter bibliográfico se fundamenta em estudos sobre o papel da mulher negra no meio social, assim como a identidade do ser negro, conforme discute Almeida (2019), Adichie (2019), Munanga (2019), Silva (2019), Carneiro (2020), Assumpção (2020), entre outros. As narrativas apresentadas neste trabalho, mostram um quadro do papel da mulher negra no espaço do trabalho doméstico, com foco para os temas da submissão, transgressão e representatividade da mulher negra. O espaço literário é uma porta para que se verifiquem, em meio a tantos estereótipos que marcam a trajetória do ser negro(a), haver vozes acordadas e reagindo em busca do reconhecimento e de uma percepção antirracista. Desse modo, este trabalho possibilitou uma reflexão acerca do espaço da mulher negra na sociedade brasileira, buscando discutir causas relevantes dessa luta contra a discriminação racial.
Descrição: SANTOS, M. V. G. dos. As Marias negras: uma representação de cor e gênero no espaço doméstico. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28184
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Valquíria Gomes dos SantosPDF - Maria Valquíria Gomes dos Santos587.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito467.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.