Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, José Rodrigo da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-12T11:21:43Z-
dc.date.available2022-12-12T11:21:43Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 410.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28193-
dc.descriptionDANTAS, José Rodrigo da Silva. A variação linguística nos livros didáticos de Língua portuguesa: uma análise comparativa. 2022. 68p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma análise comparativa de dois livros didáticos de Língua Portuguesa do sexto ano do Ensino Fundamental II, com o intuito de contribuir para um melhor processo de ensino/aprendizagem dos alunos. O conteúdo analisado é “variações linguísticas”, observando como o tema é abordado em cada um dos manuais de Língua Portuguesa. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: os manuais didáticos abordam as variações linguísticas de modo adequado que gere um ensino significativo para os alunos? Esse trabalho tem como objetivo principal comparar dois livros didáticos de Língua Portuguesa no tocante ao trabalho com a variação linguística. Já os objetivos específicos são: descrever a forma como o conteúdo variação linguística é apresentado nos livros, objeto de estudo, verificando se a temática abordada nos livros didáticos contribui para a aprendizagem dos alunos. O método utilizado para realizar a pesquisa é o qualitativo documental, analítico, comparativo e o tipo da pesquisa é bibliográfica. Para fundamentar o trabalho, tivemos como base os estudos de Antunes (2006); Bagno (2015); Matta (2009); Rojo e Batista (2003); Silva (2009), dentre outros. Ao término da pesquisa, pôde-se observar que que o livro didático “Português-linguagens” apresenta o conteúdo de forma mais contextualizada, em comparação com o “Projeto Araribá”, entrelaçando conceitos com os exercícios. No entanto, esse primeiro não permite que os discentes interpretem os textos trabalhados de forma mais significativa para que assim o ensino torne-se cada vez mais eficiente, levando-os a perceber o mundo de forma mais significativa e terem um posicionamento mais crítico quando tiverem alguma provocação sobre as variações linguísticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Ana Paula Lima Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleA variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Rodrigo da Silva DantasPDF - José Rodrigo da Silva Dantas4.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito114.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.