Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28209
Título: Etnomatemática: entendimento e prática a partir de relatos de professores de Matemática
Autor(es): Lima, Gabriella Batista de
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Educação básica
Ensino e aprendizagem
Etnomatemática
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: A Matemática ainda é uma disciplina que causa medo e insegurança a maioria dos alunos, por causa de suas inúmeras fórmulas, abstrações, cálculos gigantescos, podendo como consequência, dificultar a aprendizagem. Frente a esse fato, extremamente recorrente na Educação Básica, surge a necessidade da busca de novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma significativa, facilitando tanto a vida do aluno que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência, bem como o trabalho do professor em sala de aula. A pesquisa tem como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores do ensino básico, procurando identificar como o uso desse método auxilia no processo de ensino-aprendizagem, visto que ao utilizá-lo, o professor deve considerar o conhecimento prévio dos alunos, pois o conhecimento da matemática não está restrito aos livros, mas se encontra presente em diferentes culturas e nos saberes cotidianos, como afirmava Ubiratan D’Ambrósio. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado no Google Forms, aos professores de Matemática das cidades de São José do Sabugi, Santa Luzia, São Mamede e Patos. Entre as respostas coletadas, percebeu-se que todos os professores tinham conhecimento da Etnomatemática, porém, ainda fazem pouco uso desse método. Eles reconheceram que nos momentos de sua utilização, os alunos apresentam um maior interesse pela aula, pois percebem que a Matemática não se encontra apenas nos cálculos complicados que aparecem nos livros, mas está presente para além dos muros da escola e nas diferentes atividades profissionais, desenvolvidas por diferentes grupos sociais, como: cozinheiras, pedreiros, marceneiros, comerciantes entre outros. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não muito utilizada pelos professores pesquisados, por muitas vezes não saberem como fazer a ponte entre teoria e realidade, é perceptível que se recebessem uma capacitação para utilizar esse método de forma mais constante em sala de aula, ambos sairiam ganhando, professores e alunos, pois tornariam as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos.
Descrição: LIMA, G. B. Etnomatemática: entendimento e prática a partir de relatos de professores de Matemática. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28209
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriella Batista de LimaTCC - Gabriella Batista de Lima432.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.