Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28221
Título: A produção do conhecimento sobre Educação Física na educação infantil
Autor(es): Leite, Magdala Silva
Palavras-chave: Produção do conhecimento
Atividade física
Educação infantil
Educação fisíca
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: O estudo configura-se como uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo exploratório. O objetivo foi conhecer e apresentar a produção do conhecimento sobre "Educação física na educação infantil” nos arquivos da revista Movimento entre os anos de 2006 a 2021. Foram encontrados 110 artigos, dos quais 21 foram selecionados de acordo com os critérios de seleção adotados pelo estudo. Após análise, verificou-se que a maior parte da produção relaciona-se com as práticas pedagógicas (71,7%), seguida pela categoria currículo, propostas e legislação (14,1%), formação e trajetória de vida (9,1%) e outros (5,1%). As regiões Sul e Sudeste concentraram os maiores números de produções (18). Produções essas relativas à universidades desse eixo, sendo a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (07), a instituição com maior produção. Já as regiões centro-oeste (01) e nordeste (02) concentram o menor percentil de artigos, sendo o estado da Paraíba com apenas 1 (um) artigo, o que leva a compreensão do quão precisamos avançar em pesquisas sobre a temática. Destaca-se ainda que em 2017, houve um aumento no número de publicações, fato que não se manteve em anos posteriores. É possível concluir que embora tenha ocorrido um aumento no número de publicações sobre Educação Física na Educação Infantil, a amplitude dos assuntos tratados não se manteve constante, de modo que se faz necessário não apenas um maior número de estudos sobre a problemática, mas também, o desenvolvimento e amadurecimento no trato com a temática. Importante ressaltar que nosso estudo teve como lócus de pesquisa a revista Movimento e que, portanto, os dados encontrados refletem pesquisas publicadas neste veículo de publicação científica da área, cabendo nesse ínterim estudos similares que avancem nas pesquisas em outras revistas da área.
Descrição: LEITE, Magdala Silva. A produção do conhecimento sobre Educação Física na Educação Infantil. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28221
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Magdala Silva LeiteTCC - Magdala Silva Leite507.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito472.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.