Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Geane Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T19:00:10Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12T19:00:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28226 | - |
dc.description | LIMA, G. V. de. A Literatura Indígena no ensino de história: uma proposta metodológica para a sala de aula do ensino fundamental II. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre a literatura produzida pelos povos originários. Buscamos mostrar como essa literatura, ao ser utilizada no ensino de História, pode contribuir para a valorização das culturas originárias e para a desconstrução dos estereótipos que giram em torno desses povos. Para tanto, apresentamos uma proposta metodológica utilizando as obras A Cura da Terra (2015), de Eliane Potiguara, e Meu Lugar no Mundo (2005), de Sulami Katy, ambas direcionadas aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II no componente História. O estudo foi desenvolvido por meio de uma metodologia de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fundamentos teóricos, utilizamos os estudos desenvolvidos por autores/as originários/as que discutem a sua cultura, como Graça Graúna (2012), Kaká Werá Jecupé (2020), Daniel Munduruku (2018), e também de autores/as não originários/as que trabalham com o tema e dão visibilidade à causa desses povos, como Janice Thiél (2012), Sueli de Souza e Alcione Pauli (2015), dentre outros. Verificamos a importância de o/a professor/a buscar estratégias para trabalhar com as obras da literatura dos povos originários no ensino de História. Essa literatura, ao abordar temáticas da história e das culturas desses povos sob uma nova perspectiva, diferente da que foi tradicionalmente transmitida, ajuda a despertar o senso crítico-reflexivo dos estudantes, colabora, assim, para que haja transformação do sujeito, e que esse transforme a sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Proposta metodológica | pt_BR |
dc.title | A Literatura Indígena no ensino de história: uma proposta metodológica para a sala de aula do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Geane Vieira de Lima | PDF - Geane Vieira de Lima | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 85.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.