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Título: O pensar e o repensar da Língua Portuguesa: a divisão entre gramática e produção textual em escolas do município de Monteiro - PB
Autor(es): Melo, Karine Emanuele Leite Aires de
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Gramática
Produção textual
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: A disciplina de Língua Portuguesa é uma das que abrange maior carga-horária na grade curricular das instituições de ensino. Todavia, o componente curricular acaba sendo subdividido em categorias – gramática, produção textual e literatura. Essa subdivisão impacta no modo como os conteúdos são abordados e discutidos em sala de aula, visto que, em algumas situações, pode haver dificuldade para realizar a relação entre temáticas. Diante disso, a partir da experiência do Estágio Supervisionado I, surgiram alguns questionamentos, quando constatou-se a separação das aulas de Língua Portuguesa em gramática, produção de texto e literatura. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou observar a composição do componente curricular de três escolas, uma federal, uma estadual e uma privada, todas do Ensino Médio da cidade de Monteiro – PB, sendo escolhida uma turma do 1º ano do Ensino Médio de cada instituição. A partir disso, compreender como se dá a organização da disciplina de Língua Portuguesa, nessas escolas, se é subdividida ou trabalhada de modo integrado; ou seja, entender, se o componente curricular é separado por área (gramática, literatura, produção textual) ou trabalhado de maneira relacionada; investigar as vantagens e desvantagens do ensino integrado ou segmentado de língua portuguesa e avaliar se as orientações da BNCC sobre o ensino de língua portuguesa são seguidas pelos docentes. Assim sendo, partiu-se das contribuições teóricas de Menin (2010), Geraldi (1997), Antunes (2003), Souza, Alano e Dias (2019), Piovesan (2015), além do documento da BNCC (2018), dentre outros autores que possibilitaram a concretização desse estudo. O referido estudo caracteriza-se como sendo exploratório, descritivo e etnográfico com abordagem qualitativa, em que a primeira etapa consistiu nas observações das aulas, e posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, contendo onze perguntas. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, para avaliar e interpretar os discursos contidos na entrevista e as práticas dos docentes. De forma geral, os resultados apontaram que a disciplina de língua portuguesa nas instituições pesquisadas encontra-se fragmentada em subdisciplinas (Gramática, Literatura e Produção Textual), além disso, pouco se percebeu nas práticas dos docentes uma integração entre gramática e produção textual. A respeito das orientações da BNCC, notou-se nas falas da maioria dos docentes que nem sempre é possível conduzir sua prática dentro de todos os parâmetros proposto pela Base Nacional Curricular, até pelo fato de que a recomendação da BNCC é uma, e às vezes a realidade da instituição e da sala de aula é outra. Acredita-se que os achados aqui mencionados possam de alguma forma contribuir para um maior conhecimento acerca do tema, servindo de suporte tanto para os acadêmicos da área quanto para os profissionais, para que possam refletir e buscar metodologias que consigam superar a fragmentação do conhecimento em benefício de uma perspectiva mais integradora, propiciando aos seus alunos um olhar abrangente e integrador destes eixos da língua portuguesa.
Descrição: MELO, K. E. L. A. O pensar e o repensar da Língua Portuguesa: a divisão entre gramática e produção textual em escolas do município de Monteiro - PB. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28254
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