Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28263
Título: A guerra comercial Estados Unidos-China e os impactos para o Brasil (2017-2022)
Autor(es): Sales, Carlos Eduardo Jales de
Palavras-chave: Guerra comercial
China
Estados Unidos
Brasil
Impactos econômicos
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: O presente estudo tem por objetivo primordial analisar quais as causas da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos e como esse conflito repercute no Brasil. A metodologia utilizada para atender o objetivo foi a pesquisa descritiva, por meio de um estudo bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Observou-se, diante da guerra comercial, que a rivalidade entre China e Estados Unidos é capaz de causar mudanças no comércio internacional, principalmente no Brasil, um parceiro comercial histórico de ambos os conflitantes. Analisou-se, então, que a estratégia estadunidense partiu de uma tentativa de aquecer a produção interna do país, diminuindo conjuntamente a taxa de desemprego e que como resultado desses objetivos, teve início a guerra comercial, com imposições mútuas de tarifas entre Estados Unidos e China. Concluiu-se, a partir disso, que em meio à tensão entre os dois países, o Brasil se encontra como um parceiro dos países em guerra comercial, podendo ser extremamente favorecido em um curto prazo, devendo suprir às demandas dos estadunidenses e chineses.
Descrição: SALES, C. E. J. de. A guerra comercial Estados Unidos-China e os impactos para o Brasil (2017-2022). 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28263
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Eduardo Jales de Sales1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito599.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.