Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28272
Título: Oralidade na BNCC e PC-PB: um estudo comparativo sobre a abordagem do eixo oralidade nas propostas curriculares oficiais
Autor(es): Soares, Maria Gabriela Sousa
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Proposta Curricular - PB
Eixo Oralidade
Educação Básica
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: Historicamente, as aulas de Língua Portuguesa centralizavam-se em atividades de leitura, escrita e estudos gramaticais. Mas, contemporaneamente, o foco nas competências comunicativas vem demandando cada vez mais espaço na Educação Básica. Nessa perspectiva, o ensino de língua materna ganhou novos direcionamentos, advindas de mudanças que ocorreram não só na esfera de estudos teórica-metodológicos, mas também na esfera curricular nacional, com a homologação de documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PC-PB). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as abordagens do eixo oralidade nos documentos curriculares da BNCC e PC-PB, destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada. A metodologia utilizada para a construção do trabalho é de natureza qualitativa, do tipo documental, com foco interpretativo no eixo oralidade, do componente curricular de Língua Portuguesa. Com relação ao aporte teórico, podemos destacar: Alvim e Magalhães (2019), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Schneuwly e Dolz (2004) e Marcuschi e Dionísio (2007), por versarem sobre a oralidade e seu processo de ensino-aprendizagem; e Nascimento (2019) e Silva (2020, 2022) por versarem sobre a construção e contextualização dos atuais documentos curriculares norteadores da Educação Básica. A análise dos dados demonstra que os documentos analisados - BNCC e PC-PB, exploram a oralidade como eixo de ensino autônomo, com competências e habilidades, objeto de conhecimento/conteúdos e objetivos de aprendizagem próprios em toda etapa escolar do Ensino Fundamental, cujo foco são em atividades de natureza comunicativa-discursiva. Percebemos também que, em comparação à BNCC, a PC-PB amplia o trabalho com a oralidade nos seguintes aspectos estudados: (i) conceito, ao especificar a relação histórica do eixo e referenciar outros documentos oficiais; (ii) habilidades, ao relacionar um número maior de habilidades ao eixo, para além das elencadas pela BNCC, integralizando ao eixo habilidades advindas de outras práticas de linguagem; (iii) objetos de conhecimento/ conteúdos, ao estabelecer estratégias de apropriação, planejamento e textos orais, especificando alguns gêneros e ao considerar desde o contexto informal ao mais formal; (iv) nas orientações para o trabalho com a oralidade, a relação entre a BNCC e a PC-PB são complementares, cujo foco é o desenvolvimento de compreensão e interpretação crítica do que se ouve e fala, ou seja, usar a linguagem oral com eficácia em quaisquer gêneros e situações sociais.
Descrição: SOARES, M. G. S. Oralidade na BNCC e PC-PB: um estudo comparativo sobre a abordagem do eixo oralidade nas propostas curriculares oficiais. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28272
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gabriela Sousa Soares.pdfPDF - Maria Gabriela Sousa Soares1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito978.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.