Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28278
Título: | Classes hospitalares: desafios da formação e atuação de pedagogos e professores hospitalares |
Autor(es): | Silva, Marta dos Santos |
Palavras-chave: | Classes hospitalares Pedagogia Formação Atuação Desafios |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Resumo: | A área de trabalho dos profissionais de educação nos últimos anos tem ultrapassado as barreiras das escolas regulares e adentrado outros espaços, a exemplo do ambiente hospitalar, no âmbito do qual se destacam as classes hospitalares, como lugar de atuação dos profissionais de pedagogia. Neste sentido, a presente pesquisa, tendo como tema as classes hospitalares objetiva investigar os desafios da formação e da atuação dos profissionais que atuam nesses espaços [salas hospitalares], buscando ainda identificar os principais desafios para uma atuação efetiva junto as crianças e adolescentes hospitalizados. O trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratória e de natureza qualitativa. A população do estudo é constituída por três professoras dos Estados da Paraíba e de Pernambuco cuja trajetória tenha sido marcada pela atuação no espaço das salas hospitalares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizadas através do WhatsApp e do Google Forms. Além disso fez-se uso, também de dados indiretos constituído pela grade curricular do curso de Pedagogia das três universidades públicas do Estado da Paraíba. Foi possível constatar a ausência da temática nos cursos de formação inicial dos pedagogos, o que pode explicar a ausência de profissionais interessados em trabalhar nos ambientes das salas hospitalares. verificou-se que a presença de professores e pedagogos em hospitais é de suma importância, tendo em vista que os mesmos, além de garantirem o direito a educação de crianças e adolescentes hospitalizados, contribuem com a melhoria da saúde desses sujeitos. |
Descrição: | Silva, M. dos S. Classes hospitalares: desafios da formação e atuação de pedagogos e professores hospitalares. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28278 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marta dos Santos Silva.pdf | PDF - Marta dos Santos Silva | 12.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 661.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.