Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28289
Título: Conscientização da perspectiva profissional dos estudantes ingressantes do curso de Ciência da Computação no campus VII da UEPB
Autor(es): Pereira Neto, Geraldo
Palavras-chave: Ciência da Computação
Perspectivas profissionais
Níveis de vocação
Perfil profissional
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Há algum tempo, a graduação em Ciência da Computação vem sendo afetada pelo aumento da evasão de seus estudantes. São muitos os motivos que levaram essa formação a passar por tal situação. Dentre eles, podem ser listados os seguintes responsáveis: questões familiares e econômicas, escassez de informações quanto a pontos relevantes relacionados a esta graduação e disparidade de gêneros de seus graduandos. Em uma tentativa de amenizar essa problemática, surge a proposta referente a implementação de um método com este propósito, no qual contou com a participação de 152 indivíduos. Ele consiste na execução de um teste vocacional com os estudantes do primeiro período letivo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, disponibilizado no campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Patos. Por meio dele, os estudantes são capazes de determinar seu respectivo nível vocacional em relação a 22 áreas da Ciência da Computação. O teste, juntamente com seus resultados, são disponibilizados em um pequeno site, criado exclusivamente para esta pesquisa. O site também conta com a presença de conteúdos informativos referente a cada área, compostos por uma breve definição, algumas opções de atuação, além de materiais auxiliares (livros e vídeos).
Descrição: PEREIRA NETO, G. Conscientização da perspectiva profissional dos estudantes ingressantes do curso de Ciência da Computação no campus VII da UEPB. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28289
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Geraldo Pereira NetoTCC - Geraldo Pereira Neto1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito251.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.