Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Claudivan Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-13T11:16:48Z | - |
dc.date.available | 2013-12-13T11:16:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2828 | - |
dc.description | SOUZA, C. M. Investigação e interpretação do conceito de entropia na física e a evolução do seu conceito em outras áreas do conhecimento. 2010. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar o conceito de entropia na física do ensino básico e superior, sua aplicação em outras áreas da ciência e fazer uma abordagem crítico-pedagógica a respeito da forma como esse conceito é apresentado nos livros didáticos e concomitantemente a metodologia empregada pelos docentes ao lecionarem conteúdos que tratam deste importante conceito. Inicialmente foi realizada uma intensa pesquisa bibliográfica nas mais variadas fontes, como: livros, periódicos, artigos científicos, internet etc.. Posteriormente, foi feita uma análise dos livros de física, mais adotados em escolas públicas estaduais de nível básico e nas principais universidades públicas do estado com o intuito de observar com minúcia a maneira como tais fontes definem o conceito de entropia. Por fim, foi realizada uma pesquisa entre professores e alunos de escolas pública estaduais indagando questões referentes a definição do conceito de entropia, a metodologia de ensino utilizada na regência deste conteúdo e a aplicação do conceito de entropia em outras áreas do conhecimento. Os livros de física dão pouca ênfase ao conceito de entropia. Este é tratado como um parâmetro qualquer do sistema, não sendo consideradas suas relevantes aplicações nos mais diversos âmbitos da ciência. No ensino básico, este conceito é pouco difundido e em alguns casos nem mesmo é mencionado quando se estuda o conteúdo de termodinâmica. Muitos dos professores que atuam no ensino básico não estão aptos a desenvolverem competências que sejam capazes de sanar estas limitações presentes em nosso cenário educacional. Conclui-se, que é preciso dar uma atenção maior ao conceito de entropia tanto no nível de ensino básico quanto no nível superior, como também proporcionar uma discussão mais aprofundada a cerca do conceito, considerando toda esta problemática de ensino e promover um processo de conscientização dos professores para que busquem novas literaturas e se inteirem com o conhecimento atual que é trabalhado no mundo acadêmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pedro Carlos de Assis Junior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Multidefinições | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Problemática de ensino | pt_BR |
dc.title | Investigação e interpretação do conceito de entropia na física e a evolução do seu conceito em outras áreas do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Claudivan Moreira de Souza.pdf | 7.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.