Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28297
Título: Evasão no curso de licenciatura em Física da UEPB Campus VII
Autor(es): Souza, Sebastião Ramon Damião de
Palavras-chave: Licenciatura em Física
Componentes curriculares
Evasão universitária
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: O estudo sobre evasão nas instituições de ensino superior é um tema bastante importante para compreendê-lo e indicar possíveis soluções para este desafio. No entanto, são poucas pesquisas sobre o tema, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por exemplo, são escassas essas pesquisas. Diante desse problema, esta pesquisa tem como objetivo entender, através da visão do discente quais são suas dificuldades e os fatores que podem levar a sua desistência do curso de Licenciatura em Física. Na primeira parte da pesquisa teve como objetivo evidenciar o perfil dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Física que ingressaram na Universidade Estadual da Paraíba UEPB, no ano de 2022 no campus VII, a fim de delinear o perfil dos estudantes que desistem de concluir o curso. Já na segunda parte da pesquisa com intuito de constatar o porquê da pouca procura atualmente do curso de Licenciatura em Física e os motivos as quais ingressarem muitos desistem, essa parte da pesquisa foi realizado na escola ECI João Cavalcanti de Sula localizada na cidade de Boa Ventura - PB, na microrregião do Vale do Piancó. Na terceira fase, foi realizada com ex-alunos que evadiram do curso, o intuito dessa fase foi evidenciar os motivos que levaram a desistência. Dessa forma, foi realizada a partir de uma abordagem quanti-qualitativa e tiveram como instrumento de coleta de dados através de três questionários, um para o ensino médio (terceiro ano), outro para o ensino superior (primeiro período do curso de Física) e um para os ex-alunos desistentes do curso de Física. Com questões relacionadas ao esboço de planos futuros como a escolha profissionalizante para o ensino médio, bem como questão de seguir no curso para os alunos do ensino superior e para os alunos que evadiram foram perguntas com a finalidade de saber quais foram as principais razões que os fizeram abandonar o curso. No ensino médio foi aplicado 1 questionários para 23 alunos, no ensino superior (Curso de Licenciatura em Física) foi aplicado novamente 1 questionário para 25 alunos e para os ex-alunos foi aplicado também 1 questionário para 8 participantes.
Descrição: SOUZA, S. R. D. Evasão no curso de licenciatura em Física da UEPB Campus VII. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28297
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Sebastião Ramon Damião de SouzaTCC- Sebastião Ramon Damião de Souza627.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.