Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Markbenésio Araújo-
dc.date.accessioned2013-12-13T11:21:58Z-
dc.date.available2013-12-13T11:21:58Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2830-
dc.descriptionGOMES, M. A. Estudo diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba. 2010. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.pt_BR
dc.description.abstractA disciplina Ciências pode desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade se houver um aprofundamento da compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula. Este artigo resulta de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, realizada com 30 professores de Ciências do Ensino Fundamental II das Escolas Públicas de Paulista-PB e tem como objetivo analisar junto aos docentes desta cidade, a importância e o uso de materiais alternativos no ensino desta matéria. Os dados foram coletados, através de um questionário pré-elaborado, contendo 10 questões, o mesmo foi aplicado com intuito de obter informações sobre: o conceito e a importância dos materiais alternativos para o ensino de Ciências; a frequência com que esses materiais são utilizados nas aulas; os motivos dos docentes não utilizarem materiais alternativos para exposição do conteúdo e a avaliação que os docentes fazem de suas aulas, em termos de aprendizagem significativa para os alunos, levando em consideração a prática. De uma forma geral, a maioria dos professores acredita que a importância do uso de materiais alternativos é inquestionável, entretanto, observa-se também que a adesão a essa nova tendência pedagógica tem sofrido forte resistência, em relação a sua práxis, nos mais variados níveis e âmbitos educacionais, desnudando assim, fissuras no ensino de ciência local e consequentemente global.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectCiências - materiais alternativospt_BR
dc.titleEstudo Diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Markbenésio Araújo Gomes.pdf4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.