Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28320
Título: A construção da identidade como catalisadora no processo de integração regional Sul-americano
Autor(es): Nascimento, Naiara Cléa Olavo do
Palavras-chave: Integração regional
Identidade
América do Sul
Cultura
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: Questões de identidade afetam as diversas camadas da sociedade, de diferentes modos e em distintas escalas. No campo das Relações Internacionais, os processos de formação de identidade comum e sentimentos de pertencimento estão no cerne das discussões e das políticas que dizem respeito à integração regional e os desafios nela envolvidos, entre eles, a diversidade cultural, social, política e econômica dos países participantes, com interesses particulares. Este é o caso da América do Sul e seus projetos de integração. Diante desse quadro, indaga-se quais as relações entre os processos de construção da identidade e de integração regional sul-americana. Para responder a essa questão, busca-se identificar e discutir alguns aspectos que abrangem a relação entre os processos de construção de identidade e o estímulo à aproximação cultural e sociopolítica dos países sul-americanos. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, a partir, primordialmente, das obras de Alexander Wendt, Benedict Anderson e Samuel Huntington. Em suma, percebeu-se que a falta da formação de uma identidade regional dificulta o sucesso da integração sul-americana, pois ela é um componente basilar para as aproximações dos atores entre si.
Descrição: NASCIMENTO, N. C. O. do. A construção da identidade como catalisadora no processo de integração regional Sul-americano. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28320
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Naiara Cléa Olavo do Nascimento764.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito148.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.