Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisca Danielle Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T10:54:48Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T10:54:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28327 | - |
dc.description | Silva, Danielle Bezerra da. Educação inclusiva e PCDs no contexto escolar: vivências, vozes e relatos. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar os discursos-vozes de alunos com deficiência do Ensino Fundamental II, á vista de suas experiências e convivências em uma escola pública municipal de Catolé do Rocha - PB. Além de, fazer uma revisão crítica sobre os documentos legislativos que tratam da educação inclusiva e, consequentemente, também da inclusão social. Desse modo, buscamos entender melhor como a educação tem contribuido para o desenvolvimento pessoal das pessoas com deficiência (PCDs), atentando-se ao papel fundamental que a escola possui na formação consciente dos sujeitos. Na fundamentação teórica da pesquisa foram utilizados as reflexões de Bakhtin (1997; 2006), Fiorin (2020), Brait (2021) e Mantoan (2003), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliografica, com a utilização de questionários/roteiros para as entrevistas, juntamente a observação direta dos participantes. As análises mostram que apesar das políticas e leis de inclusão dos PCDs na educação, ainda é preciso discursões e debates no espaço escolar sobre a importância da inclusão. Elas mostram ainda que os PCDs colaboradores da pesquisa percebem a escola como um espaço de socialização e de um lugar que possibilitará a realização de sonhos e desejos profissionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Rafael de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PCDs | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Capacitismo | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva e PCDs no contexto escolar: vivências, vozes e relatos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Francisca Danielle Bezerra da Silva | PDF- Francisca Danielle Bezerra da Silva | 745.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 184.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.