Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28340
Título: História e cultura afro-brasileira e indígena na extensão universitária e na formação inicial do professor: relato de experiência de um professor de História
Autor(es): Alves, Paulo Roberto do Nascimento
Palavras-chave: Projeto de extensão
Currículo multicultural
Cultura afro-brasileira
Cultura indígena
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: Neste trabalho analisa-se o ensino da temática afro-brasileira, africana e indígena em sala de aula, precisamente as aulas de História que ministrei durante dois anos, ou seja, do primeiro bimestre de 2020 ao quarto bimestre de 2021 no Instituto Educacional Criança Ativa (IECA), localizado na cidade de Gurinhém/PB. Durante dois anos trabalhei com estudantes do ensino fundamental II. Contudo, essa experiência está entrelaçada a minha participação como bolsista de extensão no Projeto de Extensão: Saberes e Fazeres Afro-brasileiros e Indígenas na Sala de Aula, ofertado pela UEPB, através do Departamento de História do Campus III (Guarabira/PB) em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Antônia do Socorro Silva Machado; instituição pública localizada na comunidade remanescente quilombola de Paratibe, na cidade de João Pessoa/PB. A participação nesse projeto contribuiu com a minha formação docente, pois frutificou ideias a respeito da gente negra e indígena, e suas culturas no Brasil, o que proporcionou desenvolver no IECA uma atuação pedagógica de enfrentamento ao racismo e preconceito racial; debate relevante, pois estimulou os/as estudantes discutirem no cotidiano da sala de aula, sobre o racismo e a história da gente negra e indígena, e assim eles puderam rever suas práticas e formas de pensar e olhar o povo negro e indígena. Para realização deste trabalho recorreu-se aos relatórios do projeto de extensão Saberes e Fazeres Afro-brasileiros e Indígenas na Sala de Aula. Essas fontes foram analisadas a luz de alguns debates formulados por pesquisadores/as, tais como: Carbonari e Pereira (2007), Santos (2010), Coelho e Coelho (2018), entre outros, com os quais se estabeleceu diálogos profícuos. Considera-se que a extensão foi de suma importância para que eu conseguisse inserir assuntos voltados a temática em questão, através de debates corriqueiros sobre a discriminação racial, e a importância do povo negro para a cultura e a formação do Brasil que conhecemos hoje, rico de costumes e que deve o seu crescimento econômico principalmente as pessoas negras e indígenas. Contudo, ressalto que o projeto de extensão, me formou um professor disposto a tratar com os discentes dos problemas raciais existentes no nosso país, e fazíamos isso em quase todos os encontros, seja em discussões ou atividades desenvolvidas por eles/as. Graças ao projeto pude exercer um fazer docente pautado na multiculturalidade, fugindo da prática de tratar esses apontamentos apenas em datas comemorativas. A mudança de comportamento dos estudantes foi positiva, pois eles durante as aulas e discussões à medida que revelaram suas visões estereotipadas sobre as pessoas negras e indígenas foram desconstruindo-as.
Descrição: ALVES, P. R. do N. História e cultura afro-brasileira e indígena na extensão universitária e na formação inicial do professor: relato de experiência de um professor de História. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28340
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Roberto do Nascimento AlvesPDF - Paulo Roberto do Nascimento Alves391.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito78.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.