Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28346
Título: Avaliação de documentos arquivísticos: uma revisão sistemática em bases de dados nacionais e internacionais
Autor(es): Costa, Mônica Felix da
Palavras-chave: Avaliação de documentos
Avaliação arquivística
Produção científica
Arquivologia
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: A avaliação de documentos é uma das relevantes funções da Arquivologia, que consiste em analisar e estabelecer prazos de guarda e destinação dos documentos, com base nos valores que lhe são atribuídos. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar a produção científica disponível nas bases de dados nacionais e internacionais referente à avaliação de documentos arquivísticos, no período de 2012 a 2022. A escolha dessa função, como objeto de pesquisa, é fruto do entendimento de sua relevância para o âmbito institucional e social, pois por intermédio dela é possível reduzir o volume dos documentos e ampliar a recuperação de informações e proporcionar a constituição do patrimônio documental. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza descritiva e de abordagem quali-quantitativa. Para o levantamento de dados foi realizada uma revisão sistemática de literatura científica nas bases de dados BRAPCI, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, seguindo as recomendações dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). Os resultados revelaram que no âmbito internacional há uma baixa concentração da produção sobre a temática abordada. Constatou-se que, a abordagem mais citada nos 24 artigos analisados foi a teoria de valor, disseminada por Schellenberg, na qual tem predominância no campo da arquivística brasileira e internacional. Observou-se também que o ator central no processo de avaliação é o Arquivista.
Descrição: COSTA, M. F. da. Avaliação de documentos arquivísticos: uma revisão sistemática em bases de dados nacionais e internacionais. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28346
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mônica Felix da Costa964.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito261.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.