Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Maria Izabel Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T23:06:16Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T23:06:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28352 | - |
dc.description | FREITAS, Maria Izabel Alves de. O ensino de língua portuguesa no período pandêmico: experiências no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos(EJA). 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No campo da educação, foi necessário adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE), para enfrentar as dificuldades educacionais causadas pela pandemia daCovid-19. Nesse contexto, professores e alunos tiveram que se adaptar a esse novo cenário e ao uso das ferramentas tecnológicas digitais, no entanto, muitas dificuldades cercaram esse período, o que deu origem a novas discussões sobre o conceito de sala de aula. As dificuldades de ensino e aprendizagem causadas por salas de aula remotas têm afetado a educação em vários níveis. Nesse cenário, este trabalho de pesquisa tem como foco analisar: o ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período pandêmico atrelado a utilização das novas tecnologias a partir das experiências do Estágio Supervisionado. Para atingir este objetivo, fundamentamos teoricamente nos estudos de Almeida (2020), Antunes (2003), Cunha, Silva, e Silva, (2020), Freire (1997), Moran (2015), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos, para a análise de discursos dos alunos componentes da turma. Portanto, o presente trabalho aponta para a necessidade de ressignificação do conceito de sala de aula, do papeis desempenhados pelo professor e aluno no processo de aprendizagem em consonância a praticas pedagógicas contextualizadas e pensadas a partir do conhecimento do público alvo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Keila Lairiny Câmara Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua portuguesa no período pandêmico: experiências no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Izabel Alves de Freitas | PDF - Maria Izabel Alves de Freitas | 435.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 116.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.