Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Maria Izabel Alves de-
dc.date.accessioned2022-12-15T23:06:16Z-
dc.date.available2022-12-15T23:06:16Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28352-
dc.descriptionFREITAS, Maria Izabel Alves de. O ensino de língua portuguesa no período pandêmico: experiências no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos(EJA). 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo campo da educação, foi necessário adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE), para enfrentar as dificuldades educacionais causadas pela pandemia daCovid-19. Nesse contexto, professores e alunos tiveram que se adaptar a esse novo cenário e ao uso das ferramentas tecnológicas digitais, no entanto, muitas dificuldades cercaram esse período, o que deu origem a novas discussões sobre o conceito de sala de aula. As dificuldades de ensino e aprendizagem causadas por salas de aula remotas têm afetado a educação em vários níveis. Nesse cenário, este trabalho de pesquisa tem como foco analisar: o ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período pandêmico atrelado a utilização das novas tecnologias a partir das experiências do Estágio Supervisionado. Para atingir este objetivo, fundamentamos teoricamente nos estudos de Almeida (2020), Antunes (2003), Cunha, Silva, e Silva, (2020), Freire (1997), Moran (2015), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos, para a análise de discursos dos alunos componentes da turma. Portanto, o presente trabalho aponta para a necessidade de ressignificação do conceito de sala de aula, do papeis desempenhados pelo professor e aluno no processo de aprendizagem em consonância a praticas pedagógicas contextualizadas e pensadas a partir do conhecimento do público alvo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Keila Lairiny Câmara Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPandemia da Covidpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleO ensino de língua portuguesa no período pandêmico: experiências no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Izabel Alves de FreitasPDF - Maria Izabel Alves de Freitas435.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito116.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.