Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28356
Título: Crescimento urbano e problemas socioambientais: uma análise sobre a ocupação irregular às margens do açude público de Riacho dos Cavalos-PB
Autor(es): Costa, José Lenildo Vaz da
Palavras-chave: Urbanização desordenada
Falta de planejamento
Problemas socioambientais
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: A urbanização é um fenômeno crescente em todos os países do mundo, e sem um planejamento adequado tem como consequência um crescimento desordenado, gerando inúmeros problemas socioambientais. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre o crescimento urbano desordenado às margens do açude público do município de Riacho dos Cavalos – PB. Para tanto será necessário realizar uma análise temporal das transformações da paisagem ao redor do açude, avaliar o grau de comprometimento do leito do açude com as construções irregulares e dejetos jogados em suas margens, identificar as ações tomadas pelos os poderes públicos: municipal e estadual para sanar ou amenizar problemas socioambientais. Desse modo, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, tendo como base a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os principais resultados mostram que nos últimos 12 anos houve um avanço do crescimento desordenado na área analisada, que o poder público municipal interferiu no ambiente natural. Comprovou-se que grande parte das residências descarta seus dejetos em fossas sépticas ou a céu aberto, contaminando o lençol freático do manancial quando da ocorrência de chuvas. Como não foi realizada uma análise laboratorial das condições da água do açude, não foi possível inferir sobre o grau de potabilidade da água. Espera-se que outros pesquisadores possam desenvolver novas pesquisas a partir deste trabalho e que novos conhecimentos possam continuar sendo colocados à disposição da sociedade.
Descrição: COSTA, José Lenildo Vaz da. Crescimento Urbano e Problemas Socioambientais: Uma análise sobre a ocupação irregular às margens do açude público de Riacho dos Cavalos - PB. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia), Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28356
ISSN: CDD
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Lenildo Vaz da Costa.pdfPDF - José Lenildo Vaz da Costa2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito507.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.