Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28378
Título: Análise das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado: estudo de caso de uma ponte situada entre o município de Cacimba de Dentro e Solânea - PB
Autor(es): Silva, Melquisedeque Costa Pessoa
Palavras-chave: Pontes
Conservação
Análise de estrutura
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: As estruturas em concreto armado tornaram-se um marco do avanço tecnológico entre o século XIX e XX, possibilitando a construção de estruturas complexas e alcançando marcas extraordinárias para a engenharia. Dentre estas construções, destacam-se as pontes, cuja importância é notadamente relacionada com o direito fundamental de ir e vir, permitindo o deslocamento de veículos e pedestres em um trajeto antes impossibilitado por um corpo d’água. Todavia, a garantia desse direito entra em risco a partir do momento em que não há o devido cuidado com estas estruturas, oferecendo risco aos usuários. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo realizar a análise das principais manifestações patológicas que uma ponte localizada no agreste paraibano está sujeita, identificar as causas e origens relacionadas aos fenômenos observados, além de propor intervenções para solucionar tais problemas. O estudo foi realizado, primeiramente, através de vistorias no local, com inspeção visual e registro fotográfico, além de exames complementares para verificar o grau de carbonatação e o nível de fissuração, como também aferir o cobrimento dos elementos e verificar a seção de armaduras expostas. Com os dados colhidos, foi realizado o mapeamento de danos para identificar os pontos críticos da estrutura. O estudo mostrou que eflorescências, corrosão das armaduras, trincas e fissuras e desplacamento, são os problemas mais recorrentes na edificação, com destaque para os elementos mais danificados, que apresentaram rompimento e perda de seção em amaduras, grandes áreas com desplacamento e alto nível de carbonatação. Então, devido ao nível de degradação em diversos elementos da estrutura, foi possível concluir que, se não realizadas intervenções, haverá risco à segurança dos usuários e à durabilidade da estrutura, que tende a ser reduzida drasticamente com a evolução dos casos.
Descrição: SILVA, Melquisedeque Costa Pessoa. Análise das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado: estudo de caso de uma ponte situada entre o município de Cacimba de Dentro e Solânea - PB. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28378
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Melquisedeque Costa Pessoa Silva.pdfTCC - Melquisedeque Costa Pessoa Silva5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.