Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ana Lucia da Silva Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T13:29:34Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T13:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28409 | - |
dc.description | ARAUJO, A. L. S. Gamificação na educação: perspectivas e possibilidades no ensino de Física. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo qualitativo, que visa realizar uma análise das perspectivas e das possibilidades do uso da Gamificação no ensino de Física. Buscou-se, através deste, entender o conceito de Gamificação, estimar a contribuição da referida metodologia para o processo de ensino aprendizagem, bem como, apresentar as ferramentas mais utilizadas e aceitas dentro da comunidade docente. A fim de analisar o grau de aplicabilidade da metodologia foi realizada também uma pesquisa de campo, desenvolvida através de um questionário via Google formulários com três graduandos do curso de licenciatura em Física do campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que já são professores da rede pública de ensino em diferentes cidades do Estado. O resultado desta pesquisa mostrou que o uso da Gamificação como metodologia ativa tem a capacidade de desenvolver maior engajamento, interatividade e dinamismo no processo de ensino aprendizagem. Além disso, ficou evidente através das falas dos professores entrevistados, que a metodologia é bem aceita pelos discentes justamente por conter elementos de games e por englobar o uso das TICs (em alguns casos), pois estas ferramentas são indispensáveis na vida da atual geração que já nasce em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Simultaneamente, os entrevistados afirmam que a Gamificação possibilita que o aluno saia um pouco do contexto de aulas mais tradicionais, compostas basicamente por longas listas de exercícios e pelo professor como único detentor do conhecimento, confirmando assim a hipótese central da presente pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Rejane Maria da Silva Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Gamificação na educação: perspectivas e possibilidades no ensino de Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Lúcia da Silva Araújo | TCC - Ana Lúcia Silva Araújo | 519.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito | Termo de Deposito | 339.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.