Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28417
Título: Estresse e qualidade de vida no trabalho: um estudo com servidores públicos de uma instituição de ensino superior no sertão da Paraíba
Autor(es): Silva, Kaysa Nunes da
Palavras-chave: Estresse
Qualidade de vida no trabalho
Servidores públicos
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando relevância após as mudanças tecnológicas e expansão do mercado de trabalho. Esse cenário é marcado pela alta competitividade e crescente exigência por produtividade e resultados. Essas condições impostas pelo ambiente trabalho pode ser consideradas gatilhos que ativam o estresse e acabam comprometendo a saúde física e mental dos trabalhadores, impactando negativamente a qualidade de vida no trabalho. No intuito de disseminar as temáticas abordadas, o objetivo do estudo constituiu em analisar o nível de Estresse e da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de servidores públicos de uma Instituição de Ensino Superior no Sertão da Paraíba. Para que esse objetivo fosse alcançado, optou-se por um estudo de abordagem quantitativa e natureza descritiva. Na coleta de dados, foi realizado um método survey, estruturado e desenvolvido no Google Forms, obtendo uma amostra de 45 respondestes da instituição em análise, distribuídos entre professores/as e técnicos/as administrativos. Os dados foram tratados com o auxílio do software SPSS e analisados por meio de estatísticas descritivas, como frequência, média e desvio-padrão. Conforme a realidade analisada, os resultados demonstram que os respondentes classificaram os aspectos relacionados à QVT como predominantemente satisfatória, de modo que, nenhum respondente avaliou a QVT da IES com conceito insatisfeito ou totalmente insatisfeito, portanto, pode-se considerar que a autoavaliação foi positiva. Por fim, os resultados demonstram que quanto menor a percepção de estresse entre os respondentes, maior a satisfação no trabalho.
Descrição: SILVA, K. N. Estresse e qualidade de vida no trabalho: um estudo com servidores públicos de uma instituição de ensino superior no sertão da Paraíba. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28417
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kaysa Nunes da SilvaTCC - Kaysa Nunes da Silva447.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Depósito239.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.