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Título: Um estudo sobre o empreendedorismo feminino na perspectiva conceitual
Autor(es): Campos, Aluska Guedes
Palavras-chave: Empreendedorismo
Mulher empreendedora
Desafios
Mercado de trabalho
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O presente estudo teve como meta realizar um estudo de fundamentação teórica, ou seja, em trabalhos já realizados, de modo a aprofundar o conhecimento sobre as questões relacionadas às mulheres que sobrevivem e vivem do empreendedorismo. Os desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam perante o cenário da economia mundial e a concorrência com os homens ainda é muito grande, não só no Brasil mais em vários países nos quais predominam a cultura do gênero masculino. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo literário sobre o empreendedorismo feminino na modalidade descritiva, elencando os desafios das mulheres empreendedoras diante do mercado de trabalho, como forma de necessidade de melhorar sua vida pessoal e familiar, por meio do trabalho usando a motivação como principal atributo no desempenho das atividades a serem realizadas. “O tipo de pesquisa utilizado foi à pesquisa exploratória de revisão de literatura apoiada na técnica descritiva, que buscou descrever os fundamentos teóricos do Empreendedorismo Feminino”. As categorias de estruturação se deram a partir: 1) Introdução; 2) Material e Métodos; 3) Resultados e Discussão; 4) Considerações Finais; 5) Referências. Os resultados e a discussão encontram-se no âmbito do contexto adotado para o referido trabalho, que teve como propósito principal destacar os pontos que acentuam os impasses dos desafios e dificuldades, como o papel que a mulher empreendedora exerce perante a sociedade e a família, buscando por espaço e valorização diante do mercado de trabalho. Estas mulheres podem converter uma ideia em um negócio grande ou pequeno, através da ideologia de desenvolver, ampliar, financiar, experimentar e da iniciação de um determinado negócio. Conclui-se que as mulheres possuem características distintas comparadas aos homens, quando o assunto é empreender e gerir, tais como: a sensibilidade, dedicação, visão aberta, detalhista e ação cooperativa, mais amplas do que os homens.
Descrição: CAMPOS, A. G. Um estudo sobre o empreendedorismo feminino na perspectiva conceitual. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28424
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