Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28445
Título: Análise comparativa de custo de um edifício residencial dimensionado em concreto armado e alvenaria estrutural
Autor(es): Santos, Alexandre Pimenta
Palavras-chave: Análise estrutural
Edifício
Redução de custos
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre o dimensionamento de estruturas de dois sistemas construtivos largamente utilizados no Brasil: o sistema construtivo convencional em concreto armado com alvenaria de vedação e o sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos cerâmicos. Para isso, foi dimensionado um edifício residencial multifamiliar em concreto armado e um em alvenaria estrutural, cada um com um total de dois pavimentos e 518 m² construídos, utilizando o software TQS na versão estudante. Com o quantitativo de materiais fornecidos pelo software e a composição de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI, foi possível orçar o custo total do edifício para os dois sistemas construtivos, se apresentando o sistema em alvenaria estrutural 26,56% mais econômico em relação ao edifício projetado em concreto armado.
Descrição: SANTOS, Alexandre Pimenta. Análise comparativa de custo de um edifício residencial dimensionado em concreto armado e alvenaria estrutural. 2022. 73f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28445
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito104.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Alexandre Pimenta Santos.pdfTCC - Alexandre Pimenta Santos1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.