Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28459
Título: Um comparativo entre telhados verdes e telhados cerâmicos: análise do conforto térmico, retenção de águas pluviais e custos entre os protótipos
Autor(es): Nobre, Maria Ana Fernandes Matias
Palavras-chave: Telhado
Desempenho térmico
Sustentabilidade
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: No decorrer dos últimos anos a construção civil passou por mudanças em diversos segmentos, de modo que, houve aumento da população e, consequentemente, maior busca em satisfazer as necessidades que surgem, que muitas levam a um excesso de ocupação e de áreas impermeáveis. Entretanto, também se notou grande interesse por técnicas sustentáveis com propriedades que beneficiem os aspectos técnicos, sociais, ambientais e econômicos. Dentre essas práticas sustentáveis, estudos têm sido realizados visando desenvolver a aplicação do telhado verde, devido às camadas estruturais de impermeabilização, drenagem, filtragem, substrato e vegetação que em conjunto proporcionam muitos benefícios. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência do telhado verde em relação aos aspectos de conforto térmico e retenção de água pluvial, a partir da execução de protótipos residenciais, sendo um com telhado convencional e outro com telhado verde. Para tanto, construiu-se os protótipos e posteriormente foram aferidos os parâmetros para o conforto térmico, como sendo a temperatura do ar (TA), temperatura de globo preto (TG), umidade relativa (UR) e índice de bulbo úmido – termômetro de globo (IBUTG) através de um termômetro de globo, onde a análise ocorreu por três dias consecutivos com aferição dos parâmetros a cada hora do dia, sem pausas. Em seguida, foi realizada uma simulação de chuva para seguimentos dos ensaios de retenção que ocorreram às 22 horas de três dias consecutivos para obtenção dos valores escoados e, posteriormente, comparar os resultados com o software GreenRoofs e demonstrar uma análise de redução anual entre os protótipos, bem como seus coeficientes de escoamento. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o telhado verde esfriou o ambiente nos momentos mais quentes do dia com variações máximas de TA, TG, UR e IBUTG de 1,9 ºC, 2,4 ºC, 4,1% e 1,5 ºC, respectivamente, comparado ao telhado convencional, enquanto que nos momentos mais frios, o telhado verde atua aquecendo o ambiente. Com relação a retenção de água pluvial, de acordo com os dados de precipitação e evapotranspiração do município de Araruna/PB inseridos no software GreenRoofs, o telhado verde apresentou maiores valores de água retida e menores coeficientes de escoamento, com uma redução anual de volume escoado de 663,1 litros em relação ao telhado convencional para um coeficiente de escoamento de 0,55 no telhado verde e 0,96 para a cobertura de telhas cerâmicas. Assim, destaca-se que a aplicação do telhado verde proporcionou um ambiente com características de conforto térmico e retenção de água pluvial satisfatórias, apresentando-se como uma alternativa viável em caráter técnico, ambiental e econômico, pois embora o custo de implantação do telhado verde ter sido R$ 471,80 a mais, esse gasto é recompensado pela economia gerada a longo prazo, com a redução do uso de aquecedores e refrigeradores de ambiente.
Descrição: NOBRE, Maria Ana Fernandes Matias. Um comparativo entre telhados verdes e telhados cerâmicos: análise do conforto térmico, retenção de águas pluviais e custos entre os protótipos. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28459
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Ana Fernandes Matias Nobre.pdfTCC - Maria Ana Fernandes Matias Nobre1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito107.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.